Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Prefeitura de Sorriso manifesta sua solidariedade à servidora Fabíola Martino, que perdeu sua mãe, Arnalda Elza de Souza Martino, ontem (19), vítima de Covid-19, no Hospital Regional Jorge Abreu, de Sinop. Além de ter contraído o novo coronavírus, Dona Arnalda também tinha doença de Parkinson, Alzheimer, hipertensão e diabetes.
A Administração Municipal, em especial a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), onde Fabíola está lotada, estende seu pesar pela perda não só à Fabiola, mas a todos os parentes e amigos de Dona Arnalda, e deseja que a tristeza do momento da despedida se transforme em uma doce saudade, em que os bons momentos registrados sejam constantes lembranças.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).