Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700

Prefeitura realiza lançamento oficial do Calendário de Coleta de Resíduos Sólidos de 2022

Publicado em 17 de janeiro de 2022 às 10:25

Foi oficialmente lançado ontem (17) o Calendário de Coleta de Resíduos Sólidos para esse ano. Em um evento que reuniu servidores que atuam diretamente na manutenção e fiscalização da limpeza da área urbana, o prefeito Ari Lafin destacou a importância do trabalho realizado. Ari pontuou que para organizar o processo, a cidade foi dividida em oito setores, que durante o ano, contam, cada um, com oito coletas. “Esse é um trabalho fundamental, pois a coleta desse material evita a proliferação de várias espécies de animais peçonhentos como cobras, escorpião, ratos e Aedes aegypti transmissores de doenças como a leptospirose, dengue, Zika e Chikungunya, por exemplo”, explica.

O prefeito salienta ainda que “uma cidade limpa, bem cuidada, demonstra também que a população está empenhada em viver em um ambiente sadio”. E acrescenta “digo sempre que as boas ações também contaminam, pois quando alguém cuida do seu terreno incentiva o outro a fazer isso também e o resultado é uma cidade organizada, limpa e atrativa tanto para quem vive aqui como para quem é de fora”, frisa.

O evento contou com a presença das equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), responsáveis diretas pela limpeza; servidores da Secretaria de Saúde (Semsas) e também do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF); além de demais servidores da Administração Municipal de Sorriso. Líderes comunitários; vereadores e demais representantes da sociedade também devem participar da reunião, que seguiu todos os protocolos necessários para evitar a propagação do novo coronavírus, Sars-CoV-2, que provoca a covid-19.

Confira o que e como é realizada a Coleta de Resíduos Sólidos

Para organizar o processo, a cidade foi dividida em oito setores, que durante o ano, contam, cada um, com oito coletas. Na coleta de resíduos sólidos, são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que é recolhido durante a coleta?

A equipe passará nos bairros recolhendo móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

Como acomodar os resíduos?

A orientação é que estes resíduos sejam colocados em sacos de até 60 kg e guardados dentro de cada quintal até a semana da coleta.

Quando devo disponibilizar o lixo seco para coleta?

Até 05 dias antes do início da coleta no seu bairro, visto que colocar estes resíduos nas calçadas fora do período correto pode gerar multa.

Não serão recolhidos

Aqueles galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG - antigo Lixão). Neste mesmo local devem ser destinados os restos de construção civil e os resíduos industriais.

Dúvidas sobre a coleta de resíduos? Ligue 150. Neste número, que é da Ouvidoria da Prefeitura, é possível tirar dúvidas, tecer críticas ou elogios aos serviços prestados pela Administração Municipal de Sorriso. É por este número também que são obtidas informações e orientações sobre a covid-19.

Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Cleiton Isidoro