Conforme o responsável pela Sama, Márcio Kuhn, a mostra e o concurso são voltados para produtores que já comercializam produtos com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), tanto do município de Sorriso quanto da região. Kuhn destaca que os produtores dos municípios do entorno de Sorriso também poderão se inscrever no concurso desde que devidamente cadastrados e fiscalizados pelo SIM de seus municípios.

De acordo com o regulamento, os agricultores familiares participantes irão expor todos os seus produtos de interesse. E irão inscrever no concurso um dos seus queijos que se enquadram como “Queijo Minas Frescal”. Os queijos inscritos receberão uma numeração e serão avaliados em espaço próprio por um comitê de jurados no período das 8 horas às 9 horas da manhã. Após isso, os queijos serão expostos ao público que também avaliará os queijos, atribuindo notas de 0 a 10 em ficha específica, no período das 9 às 10 horas.

O comitê julgador será o responsável por fazer a média das notas do júri técnico que somará 8,0 pontos e a média das notas do júri popular que será proporcionalmente correspondente a 2,0 pontos. A soma das notas indicará a classificação dos queijos. O período para inscrições encerra no dia 3 de dezembro.

O secretário Márcio Kuhn acrescenta que essa é uma maneira de incrementar a cadeia produtiva, bem como a disponibilidade de produtos derivados de leite no mercado regional. “Além disso, vamos destacar a necessidade, as possibilidades e as vantagens da produção seguir a legislação vigente”, finaliza.

Confira o edital na íntegra abaixo:

Concurso - Queijo Artesanal de Sorriso.pdf