Assistência Social

As unidades da Assistência Social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) São José, São Domingos e Praça CEU, assim como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar, não terão expediente nestes dois dias. No entanto, o Creas e o Conselho Tutelar poderão ser acionados pelos telefones de plantão: o 99637 7258 (Creas) e o 99915 9077 (Conselho Tutelar).

Educação

Nas unidades escolares municipais, também não haverá aula nestes dias, como já previsto no calendário escolar.

Saúde

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) organizou a seguinte escala de atendimento para o período:

- PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, vai atender 24 horas no período de 08 de a 11 de junho;

- PSF Juceli Pereira da Costa, a Upinha do Santa Clara, vai atender na quarta-feira à noite, dia 07. O atendimento noturno irá retornar na segunda-feira, dia 12.

- A UPA Sara Akemi Ichicava e a Farmácia Central Takeo Watanabe seguem com atendimento 24 horas, todos os dias.

Os PSFs, o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) e as demais Farmácias Cidadãs voltam a atender normalmente na segunda, dia 12.

Limpeza Urbana

No feriado, as equipes de coleta de lixo doméstico, de resíduos sólidos, assim como de recicláveis (a coleta seletiva) trabalharão normalmente.

Trânsito e Defesa Civil

A Guarda Municipal de Trânsito (GM) segue com plantão pelo 153 e pelo 66 99668 2034 nas 24 horas do dia, todos os dias. A Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) pode ser acionada, também nas 24 horas do dia, pelo 199 ou pelo 66 99668 2062.

Ruas interditadas

Vale lembrar que, por conta da tradicional procissão de Corpus Christi, algumas ruas e avenidas serão temporariamente bloqueadas para o trânsito de veículos.

Na região da Igreja Matriz, cujas missas estão sendo temporariamente realizadas no Ginásio de Evangelização São Pedro (Gesp), será interditada, logo no início da manhã, a Avenida Natalino Brescansin, no trecho compreendido entre a Rua Marechal Cândido Rondon, passando pela Avenida dos Imigrantes e retornando até à Rua Rui Barbosa.

A Igreja São José, no Jardim Primavera, também realizará procissão no período da manhã. Por conta disso, o trânsito ficará fechado na região das ruas Floriano Peixoto, São João, Travessa das Orquídeas e Perimetral Noroeste.

Na Igreja Santa Rita de Cássia, a Avenida Blumenau precisará ser bloqueada nos dois sentidos até Rua dos Ipês, a partir das 5h.

Vale a recomendação de que condutores que, se possível, adotem rotas alternativas e redobrem a atenção ao passar nas proximidades destes locais, garantindo assim a plena segurança de todos.

Transporte Coletivo

Na quinta-feira (8), os ônibus do transporte coletivo não rodam, mas o serviço volta a ser ofertado normalmente na sexta-feira (9).

Comércio

Conforme prevê a Lei da Liberdade Econômica, e reforça a Lei Municipal 3.199 /2021, todos os estabelecimentos comerciais podem abrir suas portas aos domingos e feriados, devendo considerar somente as questões trabalhistas, como pagamento de horas-extras, por exemplo.

Próximos feriados

Confira os próximos feriados, de acordo com o Decreto 836, de 6 de fevereiro de 2023:

XII - 29 de junho (quinta-feira) - São Pedro Padroeiro de Sorriso - feriado municipal;

XIII – 30 de junho (sexta-feira) – ponto facultativo;

XIV - 07 de setembro (quinta-feira) Independência do Brasil - feriado nacional;

XV – 08 de setembro (sexta-feira) – ponto facultativo;

XVI - 12 de outubro (quinta-feira) - Dia de Nossa Senhora Aparecida - feriado nacional;

XVII – 13 de outubro (sexta-feira) – ponto facultativo;

XVIII - 28 de outubro (sábado) Dia do Servidor Público - ponto facultativo;

XIX - 02 de novembro (quinta-feira) Dia de Finados - feriado nacional;

XX – 03 de novembro (sexta-feira) – ponto facultativo;

XXI - 15 de novembro (quarta-feira) - Proclamação da República - feriado nacional;

XXII - 20 de novembro (segunda-feira) – Dia da Consciência Negra – feriado estadual;

XXIII - 25 de dezembro (segunda) -  Natal - feriado nacional.