Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Incentivo

Prefeitura distribui mudas de capim BRS Capiaçu para produtores da agricultura familiar

Publicado em 15 de junho de 2021 às 10:26

É produtor ou de gado de corte ou de gado leiteiro e está preocupado com pastagens? Então essa é uma boa notícia para o seu rebanho.

Nesta quarta e quinta-feira a equipe do Programa de Bovinocultura estará no Canil Municipal realizando distribuição de mudas do capim “Capiuçu”. Amanhã (quarta) a distribuição será das 13h30 às 16 horas e na quinta-feira das 8 às 11 horas pela manhã e à tarde das 13h30 às 16 horas.

Desenvolvido pela Embrapa o capim BRS Capiaçu tem se destacado como uma alternativa para suplementação volumosa. A forragem da planta inteira da cultivar BRS Capiaçu apresenta média de 8% e 6% de proteína bruta aos 70 e 100 dias de crescimento, respectivamente. Segundo a Embrapa, o Capiaçu tem um elevado potencial de produção e bom valor nutritivo podendo ser utilizado na forma de silagem ou picado verde.

No Município, 35 produtores já estão cadastrados nos programas e irão receber as mudas. Conforme a zootecnista e colaboradora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Cleide Lis dos Santos, responsável pelo programa de bovinocultura, a intenção é repassar no mínimo 50 mudas para cada produtor. “Havendo necessidade de mais é só o produtor nos avisar; estamos com um campo experimental e teremos mais mudas à disposição em outubro”, detalha. As mudas foram doadas para a SAMA pelo produtor rural Aparecido Granja de Sinop.

Conforme o secretário adjunto da SAMA, Márcio Kuhn, todos que irão receber as mudas se enquadram dentro da rede de agricultura familiar com até meio hectare de terra para produção e cultivo. “É mais uma forma de dispor de alternativas que possam auxiliar na produção tanto da carne quanto do leite, diversificando as opções da agricultura familiar sorrisense”, frisa.

Produtores interessados e no programa e que ainda não estão cadastrados podem procurar a SAMA de segunda a sexta-feira no horário das 7 às 13 horas. Ou ligar no 3545-4729 para mais informações.

Claudia Lazarotto
Fotos: Embrapa