Sediada em Sorriso desde a fundação, a entidade funciona em espaço alugado e, de acordo com a secretária-executiva, a intenção é construir sede própria para melhor atender aos 15 municípios da região médio-norte do Estado que integram o consórcio. “O objetivo dessa reunião foi garantir a doação da área, pelo município de Sorriso, para que possamos construir nossa sede. Os serviços são todos centralizando aqui, porém o espaço está pequeno para atender à demanda”, explica.

O consórcio tem ainda intenção de construir no local um ambulatório médico. “Hoje, nós compramos os serviços de consultas e exames terceirizados e os pacientes são atendidos nas clínicas. Futuramente, com esse ambulatório, poderemos centralizar os atendimentos”, explica. “Com a sinalização positiva do prefeito, vamos em busca de parcerias com os demais municípios para elaboração do projeto e viabilização de recursos”, complementa.

O prefeito Ari Lafin garantiu o empenho do município na busca de uma área e destacou a importância do consórcio para a região. “Estamos buscando uma área junto aos loteadores. Caso não seja possível por meio da iniciativa privada, o município, em parceria com o Poder Legislativo, disponibilizará um local, pois se trata de uma demanda de interesse público. Desta forma, estaremos fixando de maneira efetiva a sede do consórcio aqui, garantindo a ampliação dos serviços e a melhora na qualidade dos atendimentos aos municípios”, afirma Ari.

Luís Fábio Marchioro, secretário de Saúde e Saneamento, confirmou a necessidade de  construção de uma sede maior para o consórcio. “Aqui funciona a central de distribuição de insumos e equipamentos aos demais municípios e hoje, com o aumento dos serviços, o espaço se tornou insuficiente. Em uma atitude sabia, o prefeito ofertou uma área gratuita para a edificação dessa nova sede e, com isso, damos um importante passo para a consolidação da permanência da sede em Sorriso”, diz o secretário, destacando a atuação do consórcio perante o atual cenário, com ações coordenadas durante a pandemia. “A entidade é uma ferramenta muito poderosa, que tem nos auxiliado de maneira efetiva no enfrentamento ao coronavírus”, garante.

O Consórcio de Saúde é formado por 15 municípios da região médio-norte, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Nova Maringá, Cláudia, Nova Ubiratã e Feliz Natal.