Cães e gatos tutelados por pessoas cadastradas no CadÚnico para programas sociais, assim como protetores independentes também terão acesso gratuito aos serviços. O gestor destacou ainda que o antigo Castramóvel, hoje CastraPet, que foi repassado a uma instituição não governamental, e devolvido ao Município, deverá funcionar no Parque Ecológico Claudino Francio, como local de triagem neste processo de castrações com clínicas contratadas.

“Nós monitoramos de perto esta situação e o terceiro setor é efetivamente competente para ajudar o poder público neste trabalho”, reiterou Ari. Presente à assinatura, o vereador Diogo Kriguer afirmou que acompanha o trabalho desenvolvido pela Pata Amiga e que os recursos vão trazer mais autonomia ao trabalho da instituição.

“O voluntariado é muito importante e entidades [como a Pata Amiga] são também braços do poder público para atender questões como esta”, complementou o vereador Acácio Ambrosini.

A presidente da Pata Amiga, Naryana Cristina Mascarin, narrou que a instituição nasceu há cinco anos, simplesmente com o objetivo de comprar medicamentos para auxiliar tutores carentes. “A instituição foi crescendo, recebendo muitos pedidos de ajuda, fazendo muitos resgates, principalmente de animais em situação de rua”, detalhou, lembrando que, basicamente, a Pata Amiga atua em parceria com clínicas veterinárias e os recursos serão utilizados para custear os gastos com atendimentos de animais resgatados doentes ou acidentados.

Como a Pata Amiga não tem uma sede e atua somente com lares voluntários, a adoção responsável continua sendo fundamental para garantir que aquele animalzinho que foi achado na rua, muitas vezes muito debilitado, possa ser acolhido em um lar definitivo.

O estímulo para a adoção responsável é igualmente feito pela Administração Municipal. Além das feiras regulares de animais (já devidamente esterilizados e vermifugados), também é possível acessar aqui, no site da Prefeituraas fotos de animais abrigados. Depois de se apaixonar pelo dog, é só entrar em contato pelo 3545 8353. Mesmo sem estarem nas fotos, também há gatos disponíveis a adoção, igualmente castrados e livres de verminoses. A única doença que os novos tutores não estão livres é a paixonite crônica que desenvolverão pelos novos amores.