Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Prefeitura de Sorriso, decretou luto oficial nesta manhã (1.º), em virtude do falecimento do bispo emérito Dom Gentil Delazari, ocorrido ontem (31) em Sinop, às 21h15, no Hospital Santo Antônio, onde estava internado.
Natural de Encantado-RS, Dom Gentil nasceu em 09 de setembro de 1940. Teve seu ordenamento de padre aos 27 anos, na cidade de Relvado-RS e de bispo aos 53 anos, em 1994 na cidade de Lajeado-RS. No mesmo ano, já no Mato Grosso, tomou posse como bispo coadjutor da Diocese de Sinop e no ano seguinte, em 1995, assumiu como bispo titular. Dom Gentil atuou na Diocese de Sinop até janeiro de 2016.
O velório está ocorrendo em Sinop, na Catedral Sagrado Coração de Jesus. Nesse momento está em andamento uma missa em homenagem ao religioso. Às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento, na Cripta da Catedral, onde está sepultado seu predecessor, Dom Henrique.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).