Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Administração, por meio do Comitê Institucional de Governança (CIG), formado ainda pelas secretarias de Governo e Fazenda, além da Controladoria Geral do Município.

De acordo com o controlador geral, Laércio Garcia, o objetivo da implantação da política de governança pública é buscar por soluções inovadoras direcionadas a geração de resultados demandados pela sociedade. “Estamos buscando identificar a prática de irregularidades nos processos. Para isso, será necessário mapear os procedimentos desenvolvidos por cada departamento de todas as secretarias e instituir áreas de controle interno, desenvolvendo a cooperação entre os órgãos e servidores”, explica.

A iniciativa tem como pilares a transparência, a integridade e o foco na melhoria da qualidade do serviço, fomentando a desburocratização e a modernização da gestão pública. “A ideia surgiu da percepção de que é necessário um alinhamento maior entre as ações realizadas pelos órgãos que compõem a Administração Municipal, por meio de mecanismos de liderança, estratégia e controle voltadas para avaliar, direcionar e monitorar a gestão. Buscamos gerar resultados nas políticas públicas e na prestação dos serviços de interesse da sociedade”, pontua o secretário de Administração, Estevam Calvo.

Para o secretário, e presidente do CIG, essa implantação é uma importante ferramenta de planejamento na gestão pública e todo o processo será monitorado pelo Comitê. “O CIG vai deliberar sobre iniciativas de aprimoramento institucional, incentivando e monitorando a aplicação das melhores práticas de controle social, transparência, integridade, ética, gestão de riscos, prevenção e enfrentamento da corrupção”, destaca Estevam.