Na manhã desta terça-feira (02), foi concretizada mais uma etapa importante para a execução do 16° Festival de Pesca Zé Aragão de Sorriso. O Prefeito Municipal, Ari Lafin, e representantes do Rotary Club Sorriso, do poder legislativo e das secretarias de Cultura, Turismo e Juventude e Desenvolvimento Econômico, assinaram o termo de colaboração para a realização do evento, que acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto em um novo local, na rodovia MT-560, sentido Comunidade Pontal do Verde.

Para Luiz Henrique Moleta Conte, presidente do Rotary Club de Sorriso desde 27 de julho de 2023, participar da organização de um festival dessa magnitude é um privilégio. “Participei ativamente da organização do Festival de Pesca de 2023 e posso dizer que tivemos um ótimo desempenho. Só conseguimos esse resultado graças ao comprometimento de todos que participam da organização do festival e de nossa parceria com a Prefeitura Municipal, que neste momento se concretiza novamente”, disse ele.

Eduardo Sperotto, membro do Rotary, ressalta que as modalidades esportivas enriquecem o evento. “Hoje o Festival de Pesca não se restringe à pescaria, mas agrega outras modalidades, como o esporte. Essa combinação tem se mostrado muito eficiente e positiva porque movimenta toda a cidade e atrai um público mais amplo e variado”, analisa.

Este ano, as competições esportivas serão realizadas entre os dias 9 e 11 de agosto, no condomínio São Manuel Ecoville, e terão novo formato, de acordo com o vereador Diogo Kriguer. “O esporte já se consolidou dentro do festival, e a cada edição, ganha mais representatividade. Neste ano, vamos manter as modalidades anteriores de beach tênis, vôlei de praia e futevôlei, e a novidade é que as pessoas de fora também poderão participar e concorrer aos prêmios”, diz ele, ao pontuar que o campeonato esportivo terminará ao mesmo tempo que o festival de pesca, para que a entrega de prêmios seja feita no mesmo local, trazendo mais alegria e animação ao encerramento.

O prefeito Ari Lafin completou as falas anteriores ao dizer que o esporte, assim como a cultura, além de proporcionarem mudanças sociais significativas à comunidade, fomentam o turismo da cidade. “O festival impulsiona o turismo local e atrai pessoas de fora. Apoiar projetos como esse não é um gasto para os cofres públicos, mas sim um investimento, uma vez que todo o dinheiro injetado retorna para nossa cidade em movimento, gerando renda para os hotéis, restaurantes e comércios”, explica o prefeito.

O turismólogo Ricardo Henrique acrescentou que o Festival de Pesca Zé Aragão de Sorriso está no calendário de eventos do Ministério do Turismo como pesca esportiva. “Para o município, fazer parte desse calendário nacional traz muita visibilidade à nossa cidade, pois atrai turistas do Brasil e do mundo, além de aquecer nossa economia, gerando renda e empregos durante o festival”, frisa ele.

Salles Fernandes, secretário de Cultura, Turismo e Juventude, ressaltou que além da tradicional pescaria e das modalidades esportivas citadas acima, o festival também oferece espaço às crianças, mulheres e idosos que desejam participar das competições. “Estamos extremamente contentes de poder participar do Festival de Pesca Zé Aragão e proporcionar esse momento tão incrível aos participantes e ao público de Sorriso e região. Tenho certeza de que serão momentos de fortes emoções!”, conclui Salles.

16° Festival de Pesca de Sorriso

Os interessados em participar do Festival de Pesca (homens e mulheres acima de 18 anos) devem fazer suas inscrições na Capellari Centermax Veículos, localizada na Perimetral Sudeste, 9645 - Jardim das Américas, Sorriso - MT, 78890-000, ou através do WhatsApp (66) 99690-2698. O valor da inscrição para o 16° Festival de Pesca é de R$ 600,00. Na modalidade de caiaque, o valor é de R$ 100,00. Para mais informações, ligue para (66) 3544-2162.

2° Festival de Pesca Feminino e 3° Festival de Pesca Mirim

As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas pelo (66) 99937-2362 ou diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC). São 60 vagas disponíveis para cada categoria.

2° Festival de Pesca Cabelos de Prata

As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas pelo (66) 3544-8800 ou diretamente na Secretaria de Assistência Social (SEMAS). São 60 vagas disponíveis.

Modalidades Esportivas

Para as modalidades de beach tênis, vôlei de praia e futevôlei, as inscrições podem ser realizadas com Nathan pelo (66) 99208-7979. As vagas são limitadas.