A Prefeitura de Sorriso, por meio da Controladoria Geral do Município, vai passar a utilizar, a partir desta segunda-feira (11 de julho), a plataforma FalaBR, disponibilizada pelo Governo Federal e que unifica os serviços ligados à Ouvidoria.
Com a adesão ao novo sistema, todo tipo de manifestação, seja crítica, reclamação ou elogio sobre os serviços prestados pela Prefeitura poderá ser feita pela plataforma, acessando o endereço eletrônico
https://falabr.cgu.gov.br/.
O ouvidor do Município, Gilmar Ribas de Campos, acrescenta ainda que também será possível acessar a plataforma no meio no site da Prefeitura, o site.sorriso.mt.gov.br; e, ainda, continuar a utilizar o telefone 150, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Quem preferir, também pode enviar um e-mail para o endereço eletrônico transparencia@sorriso.mt.gov.br ou ainda a boa e velha carta, para o endereço da Prefeitura de Sorriso: Av. Porto Alegre, 2525, CEP 78890-900.
“A adesão ao sistema é uma forma de facilitar a vida dos munícipes, visto que a mesma plataforma reúne uma série de informações úteis aos cidadãos”, destaca o controlador do Município, Laércio Garcia. Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a nova ferramenta amplia as ações ligadas à transparência na gestão. “A participação popular é indispensável à gestão, pois nos traz um feedback das ações realizadas, permite ajustes e mostra pontos que precisam ser melhorados”, aponta o gestor.
E como funciona o FalaBR?
Vamos lá. Depois de acessar a plataforma https://falabr.cgu.gov.br/, é preciso fazer um cadastro, informando e-mail e criando uma senha. Feito isso, para tecer opiniões sobre a Prefeitura de Sorriso, é preciso clicar em “Controladoria-Geral do Município – Sorriso/MT” na aba “destinatário”. Depois disso, é só fazer a manifestação e escolher a forma para receber a resposta.