“Nossa intenção é zerar os déficits de asfalto em nossas áreas urbanizadas, seja na sede de Sorriso, seja nos distritos, porque isso é qualidade de vida, é mais saúde, é mais limpeza, é urbanismo, enfim, é o dia-a-dia de cada pessoa que se torna melhor em um ambiente bem cuidado”, destaca Ari.

“Ao todo, a ação demandará o investimento de R$ 4.261.835,35 e a previsão é que o serviço seja concluído em quatro meses”, complementa o secretário da Cidade (Semcid), Ednilson de Oliveira, lembrando que a empresa que vai executar a obra é a Fênix Construtora e Pavimentação (Thais Salton Gnoato), vencedora da Concorrência Pública 006/2021, realizada em setembro.

Interior com asfalto e sinalização

Na MT-485, a troca do marrom da poeira e da lama pelo preto do asfalto já está se tornando realidade, por meio da integração entre Estado, Prefeitura e produtores.  A ação está resultando na pavimentação de 34,46 km da 485, bem na região de divisa com Santa Rita do Trivelato.  Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 28 milhões na empreitada, sendo que, deste montante, 80% dos custos ficam a cargo do Governo do Estado e os demais 20% são divididos entre Prefeitura e produtores rurais.

“Este trabalho conjunto está fazendo a diferença nesta região, que tanto já sofreu, principalmente nos períodos de chuva intensa”, comenta o secretário de Transportes (Semtra), Leonir Capitânio. Mesmo que a obra de pavimentação ainda não esteja no “100% conclusa”, a Prefeitura já ordenou o “pode começar” para o serviço de  sinalização da via.

“Do total, faltam cerca de 8 km para terminar a pavimentação, mas precisamos garantir a segurança de quem vai e vem neste trecho e, principalmente no período noturno, a sinalização é indispensável”, contextualiza o prefeito, complementando que, conforme a obra de asfaltamento “for andando”, a sinalização será feita.

Para o trabalho, foi selecionada, por meio da Tomada de Preços 011/2021, a empresa Contínua Serviços de Sinalização. O valor global do contrato é de R$ 496.411,47 e o prazo para execução do serviço é de três meses.  De acordo com Zanete Cardinal, responsável pela empresa, a primeira etapa contempla a sinalização com pintura, tachões, olho de gato e placas em um trecho de 26 km. A expectativa é que, mesmo com o período chuvoso, o trabalho deve ser finalizado ainda neste ano.

“Este meio milhão de reais entra como parte contrapartida do Município neste processo tão importante de começar a pavimentar nossas estradas vicinais, corredores das riquezas produzidas no campo, e, muito mais que isso, caminhos que permitem o acesso à saúde, educação, e demais serviços encontrados em Sorriso, não somente pelas famílias que moram nas fazendas, mas também por nossas populações vizinhas”, acrescenta Ari.

Pois é bem essa sensação de “sonho realizado” que está presente na fala do presidente da Associação de Produtores da Morocó, Ailan Jonas Dalmolin. “Quem chegou aqui nos primórdios sabe bem do que estamos falando, por isso, hoje celebramos o progresso e esta ação, além de ser sim a realização de um sonho, também atrai mais investimentos para a região, enfim, só traz coisas boas”, comemora.

Também participaram das assinaturas das ordens de serviço, o vice-prefeito, Gerson Bicego, os secretários-adjuntos Emerson Farias (Transportes), Vanderly Gnoato (Cidade), demais servidores públicos,  representantes das empresas e moradores do Distrito.