Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Sorriso em Números

Prefeito apresenta potencial da região para Léo Chaves e diretoria do Grupo Mônaco

Publicado em 20 de setembro de 2022 às 12:58

Perspectivas. Desenvolvimento regional. Crescimento. Esses foram os temas que nortearam um momento diferente nesta manhã, 20 de setembro, na Prefeitura Municipal: o prefeito Ari Lafin recebeu o cantor e compositor Léo Chaves; o empresário e fundador do Grupo Mônaco, Armindo Denardim; o atual presidente do Grupo, Rui Denardim, além de uma comitiva do Grupo.

Na conversa, Ari frisou as potencialidades da região central do Estado.  “Sorriso é destaque nacional na produção da soja, do milho; é destaque estadual na produção do feijão caupi e do pescado de água doce; mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, salientou o gestor.

Segundo Ari, o que o Município busca é um crescimento ordenado e em conjunto com a região. “Juntos somos detentores de números muito expressivos, mas temos muito mais para expandir e ofertar ao país, justamente por unirmos nossos potenciais”, ressaltou. Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção. “Os números falam por nós”, argumentou o prefeito.

Já Armindo Denardim ressaltou a história do grupo. “Há 45 anos abrimos uma loja em Altamira, no Pará, e hoje estamos presentes em oito estados; temos orgulho em dizer que cobrimos todo o Mato Grosso”, pontuou. Para o atual presidente, Rui Denardim, o avanço da região e do Estado são diários; “tudo acontece de forma muito rápida”. Posição reforçada por Léo Chaves que destacou que Mato Grosso cresce de maneira impressionante, e em todos os sentidos. “Hoje é possível ver preocupação com sustentabilidade”, destacou.

Para Ari, a presença dos investidores e de Léo Chaves no Município e na região deixa claro o quanto o empenho das lideranças regionais tem resultado em ações positivas. “Sorriso e todos os outros municípios estão empenhados em realizar uma gestão que priorize o cidadão e o desenvolvimento sustentável”.

Números expressivos

Entre os números apresentados pelo prefeito aos visitantes está a média de crescimentos anual nos últimos 30 anos que ultrapassa os 18% - (18,41% ao ano). “Sorriso é um Município jovem, promissor e com muitas possibilidades de crescimento – assim como a maioria dos municípios vizinhos”, pontuou Ari.

Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB) especificamente do agronegócio no Estado, mas os dados de Sorriso e região vão muito além disso. “Por trás de cada número temos gente; afinal, a capital do Agro é feita de pessoas comprometidas com o lugar que escolheram viver”, finalizou o prefeito.

Texto: Decom
Fotos: Giovani de Oliveira