Quando o verão chega, ficamos tão animados que esquecemos que esta é a época na qual mais se registra casos de câncer de pele, o câncer mais comum entre os brasileiros.
O dezembro laranja conscientiza sobre os sintomas e as formas de se manter protegido da doença.
Perspectivas. Desenvolvimento regional. Crescimento. Esses foram os temas que nortearam um momento diferente nesta manhã, 20 de setembro, na Prefeitura Municipal: o prefeito Ari Lafin recebeu o cantor e compositor Léo Chaves; o empresário e fundador do Grupo Mônaco, Armindo Denardim; o atual presidente do Grupo, Rui Denardim, além de uma comitiva do Grupo.
Na conversa, Ari frisou as potencialidades da região central do Estado. “Sorriso é destaque nacional na produção da soja, do milho; é destaque estadual na produção do feijão caupi e do pescado de água doce; mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, salientou o gestor.
Segundo Ari, o que o Município busca é um crescimento ordenado e em conjunto com a região. “Juntos somos detentores de números muito expressivos, mas temos muito mais para expandir e ofertar ao país, justamente por unirmos nossos potenciais”, ressaltou. Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção. “Os números falam por nós”, argumentou o prefeito.
Já Armindo Denardim ressaltou a história do grupo. “Há 45 anos abrimos uma loja em Altamira, no Pará, e hoje estamos presentes em oito estados; temos orgulho em dizer que cobrimos todo o Mato Grosso”, pontuou. Para o atual presidente, Rui Denardim, o avanço da região e do Estado são diários; “tudo acontece de forma muito rápida”. Posição reforçada por Léo Chaves que destacou que Mato Grosso cresce de maneira impressionante, e em todos os sentidos. “Hoje é possível ver preocupação com sustentabilidade”, destacou.
Para Ari, a presença dos investidores e de Léo Chaves no Município e na região deixa claro o quanto o empenho das lideranças regionais tem resultado em ações positivas. “Sorriso e todos os outros municípios estão empenhados em realizar uma gestão que priorize o cidadão e o desenvolvimento sustentável”.
Números expressivos
Entre os números apresentados pelo prefeito aos visitantes está a média de crescimentos anual nos últimos 30 anos que ultrapassa os 18% - (18,41% ao ano). “Sorriso é um Município jovem, promissor e com muitas possibilidades de crescimento – assim como a maioria dos municípios vizinhos”, pontuou Ari.
Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB) especificamente do agronegócio no Estado, mas os dados de Sorriso e região vão muito além disso. “Por trás de cada número temos gente; afinal, a capital do Agro é feita de pessoas comprometidas com o lugar que escolheram viver”, finalizou o prefeito.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).