Em dois dias, o Departamento de Licitação da Prefeitura de Sorriso, em conjunto com a equipe técnica das Secretarias da Cidade, e de Obras e Serviços Públicos; conseguiu concluir o processo licitatório 52/2017, de nada menos que 476 itens que serão utilizados na manutenção da iluminação pública e de todos os prédios ligados à Administração Municipal. O valor de referência global do certame, ou seja, uma projeção do valor médio de mercado destes itens, era de R$ 2.872.609,22, mas com o pregão e consequente disputa de preços, o valor final foi de R$ 1.646.900,99. A economia obtida com este procedimento foi de R$ 1.225.708,23, o que representa uma economia de quase de 45%. Vale destacar que esse valor será pago somente de acordo com o que for comprado e entregue, ou seja, é uma previsão de gastos com material elétrico.
Com a participação de cinco empresas neste certame, a equipe da Licitação, com apoio da equipe técnica, avaliou cada uma das propostas referentes aos 476 itens, analisando vários aspectos, com destaque para a qualidade e o preço de cada item. “O processo é delicado e deve ser feito de forma criteriosa, por isso, a previsão é que seria ainda mais longo, mas graças ao empenho da equipe técnica envolvida, conseguimos reduzir esse tempo e garantir esta economia para o município”, destaca o secretário de Administração do município, Estevam Hungaro Calvo Filho, lembrando que a aquisição destes materiais vai permitir a intensificação do trabalho de manutenção da iluminação pública.
Todo processo licitatório pode ser acompanhado pelo site da Prefeitura (
www.sorriso.mt.gov.br), onde estão disponíveis não só os documentos necessários para que as empresas participem, mas também o resultado da negociação. “Nosso foco é sempre buscar economia com qualidade e conduzir este processo de forma transparente, permitindo que todo cidadão possa acompanhar “, comenta o secretário.