A ação faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com os municípios de Mato Grosso. Com o tema “Restaurando ecossistemas e homenageando vidas”, o ato visa mobilizar a sociedade para o plantio de centenas de mudas de árvores como forma de restaurar o ecossistema e manter viva a memória das vítimas do novo coronavírus. O processo teve início durante a Semana do Meio Ambiente, no mês de junho, com a realização de um webinário abordando as etapas técnicas envolvidas nos trabalhos.

Em Sorriso serão plantadas 238 árvores de espécies nativas e frutíferas. O plantio será realizado em uma área da Prefeitura localizada atrás da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). “A iniciativa entende que, no contexto da pandemia, a restauração de ecossistemas recebe novo sentido e ressignificação, pois plantar uma árvore é plantar esperança, é dizer que a vida sempre renasce, floresce, mesmo diante das adversidades e dos obstáculos”, explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln.

“É, sem dúvida, uma forma de homenagearmos entes queridos que se foram, vítimas da Covid-19. É uma ação positiva em meio a esse momento tão difícil que estamos vivendo. As árvores plantadas, além de garantirem maior riqueza à biodiversidade, serão um símbolo para nos fazer recordar da vida de cada um desses sorrisenses”, diz o prefeito, Ari Lafin.