Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Corpus Christi

Paço Municipal fecha na quinta em respeito à celebração religiosa

Publicado em 01 de junho de 2021 às 11:30
Escolas, Cemeis e PSFs também fecham em respeito à data, mas atendimento será normal na sexta

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII, celebrando a Eucaristia. A celebração ocorre obrigatoriamente 60 dias após a Páscoa e sempre em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.

A informação, retirada do site Brasil Escola, fala sobre a data celebrada na quinta-feira (3 de junho) e que, em tempos sem pandemia, era marcada pelas procissões nos coloridos tapetes montados por fiéis católicos.  Em Sorriso, a data é ponto facultativo e o Paço Municipal, assim como as demais repartições públicas ligadas à Administração Municipal fecham na quinta (3), mas reabrem na sexta-feira (4) com expediente normal. A mudança foi informada nesta terça-feira (1.º), por meio do decreto nº 523, que revoga o inciso VII do decreto 460, de 4 de fevereiro de 2021, que trazia a sexta-feira como ponto facultativo no Município.

Quem precisar de atendimento médico de urgência e emergência na quinta pode buscar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, e também na unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Novos Campos (a Upinha da Zona Leste), das 7h às 19 horas. Para os casos de Covid-19, a recomendação é procurar o Hospital Municipal de Campanha (HMC) que, assim como a UPA, está sempre de portas abertas, nas 24 horas do dia, todos os dias da semana.

A coleta de lixo, assim como a coleta de resíduos sólidos, segue sem interrupção. Já o transporte coletivo operará com  redução de linhas na quinta. A partir das 5h, começam a circular os veículos das linhas 100 (Rota do Sol), 210 (Santa Maria, a500 (União e condomínios) e 310 (Mário Raiter). Esta última, a 310, rodará até a Marombi, visto que a Linha 400 não rodará, assim como a  300 e a 200.

As linhas funcionarão das 5h às 18h, de hora em hora, e todas passarão pelo ponto de integração, na Área Verde Central. Informações sobre este serviço podem ser obtidas pelo 99684 5743.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Internet