“Contamos muito com a colaboração de todos, do pedestre ao motorista, para que tenham atenção total ao trânsito e que ajam sempre para evitar qualquer tipo de acidente”, explica, lembrando que, junto com esta máxima de “gentileza gera gentileza”, o trabalho da Prefeitura, por meio da Semsep, tem como foco  a manutenção de toda a sinalização sempre em dia, além de também intervir nos pontos com maior índice de ocorrências.

“Com base neste mapeamento, definimos os pontos prioritários para a instalação de rotatórias, faixas elevadas ou mesmo quebra-molas”, destaca o secretário. Este panorama de março aponta que a Avenida Tancredo Neves foi o cenário de 12 ocorrências, sendo 3 delas com vítimas. Outra via que vem sido monitorada há um bom tempo, e também vem chamando a atenção de vereadores em Sorriso, é a Noemia Dalmolin.  Ela aparece em quinto lugar no ranking de acidentes, mas apresentou um agravante neste mês: das seis ocorrências registradas lá, cinco delas foram com vítimas. “Deve iniciar nos próximos dias a construção de duas rotatórias nesta avenida, nos pontos de intersecção com a Brescansin e com a  Tancredo Neves”, detalha o gestor.

A segunda colocada, a Perimetral Sudoeste, que respondeu por dez acidentes, sendo quatro com vítimas, também recebeu intervenções em março, com a instalação de uma faixa elevada nas proximidades de uma unidade escolar e quebra-molas em uma rua de acesso.

Márcio Pires, que é o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), que integra a Semsep, informa que, ao todo, a GM promoveu 1.393 atendimentos em março, entre elaboração de boletins de acidentes (BA), liberação de cartões de estacionamento especial, vistorias e denúncias de perturbação do sossego público. Somente este último item demandou 495 atendimentos. “Em parceira com a Polícia Militar, a Polícia Judiciária Civil e o NIF, estamos atuando fortemente para inibir a perturbação do sossego, por meio da aplicação de multas altas e também da detenção em caso de reincidência”, reforça o GM.