Os números que recentemente sofreram alteração foram da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF); a Farmácia Cidadã Jardim Primavera; O Departamento de Assistência Farmacêutica também trocou o número de telefone; A Farmácia Cidadã do São Domingos e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) desde meados de agosto estão atendendo em novo número.

O objetivo da mudança, conforme o diretor do departamento TI, Mec-Uzaid, consiste em estruturar e atualizar a máquina pública com as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, aliando tecnologia, economia e melhor qualidade na prestação dos serviços públicos.

O município utilizava as linhas de telefonia com tecnologia analógica / par metálico, sendo esse serviço muito arcaico e em processo de desativação por parte das empresas prestadoras. O projeto, coordenado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (T.I.) da Prefeitura, está utilizando a infraestrutura de fibra ótica municipal, o que vai zerar os custos de ligação entre os prédios municipais, reduzindo o custo apenas às ligações externas. A mudança prevê uma economia de 50% em relação aos custos da telefonia convencional.

O sistema opera com a tecnologia Voip (Voice Over Internet Protocol, na tradução, Voz sobre Protocolo de Internet) e utiliza fibra ótica para as ligações entre as diferentes secretarias e departamentos municipais.

“Com esta mudança, a prefeitura passa a pagar um valor fixo da mensalidade sem surpresa no planejamento dos gastos. Os gastos com a tecnologia fixa atual eram variáveis, visto que pagamos pela linha e ligações realizadas. No modelo de Tecnologia IP esse tipo de cobrança não existe, garantindo assim uma previsibilidade de custo. Não há existência de cobranças adicionais em caso ligação nacional, ou seja, ligações para outras cidades ou de DDD diferente, seja ela para número fixo ou móvel, independente da operadora”, explicou Mec-Uzaid.

Considerando tratar-se de mudança de tecnologia, não é possível fazer a portabilidade de todos os números atualmente utilizados pelo município, mas se atentando aos impactos da mudança e para facilitar o acesso aos novos, a Administração Municipal disponibilizará em seu site oficial a nova listagem telefônica, possibilitando aos interessados realizar o download da planilha com todos os números.

A nova agenda está disponível, também, no site oficial do município, acesse o link: https://site.sorriso.mt.gov.br/pages/telefones-uteis
As novidades não param por aí! “Para facilitar, ainda mais, o acesso da população aos setores da prefeitura, a Secretaria Municipal de Administração, por meio do Departamento de T.I, destaca, ainda, que se encontra em fase de desenvolvimento o Projeto Automatizado de Atendimento, onde o munícipe terá um número de referência para acessar opções pré-programadas, estabelecidas através de inteligência artificial, onde poderá selecionar o setor no qual deseja falar, sendo direcionado automaticamente”, adianta o diretor.