O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Cidinho Santos, frisou que esta é a quarta ordem de serviço assinada com foco na duplicação em um período de pouco mais de 1 ano, após a troca de controle acionário da Concessionária. “Desde o primeiro dia de nova gestão estamos trabalhando muito. Recuperamos todo o trecho de pista simples, iniciamos as frentes de duplicação, as obras estão andando de forma rápida e tudo isso pode ser visto por quem passa pela rodovia”.

O andamento das obras e o cumprimento do contrato de concessão também foram citados pelo diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, citado como um dos apoiadores da troca de controle da Concessionária para o Governo, por meio da MT Par, transformando a BR-163 em um case de sucesso nacional.

O projeto desenvolvido para Sinop atende a área urbana e rural da BR-163, resolvendo de forma definitiva todos os conflitos viários existentes no trecho do km 812 (entroncamento com a MT-438) ao km 855, onde encerra a concessão. O prazo para conclusão é de 24 meses.

No trecho de 43 quilômetros serão construídos seis viadutos (um a mais que o previsto inicialmente), 26 quilômetros de pista nova (duplicação) e 17 quilômetros de recuperação total da pista já existente na travessia urbana.

Os viadutos vão eliminar conflitos importantes nos cruzamentos da BR-163 com:

•        MT-438 que conecta ao município de Vera (km 812);

•        MT-140, em frente ao Mercado Machado (km 831);

•        avenidas Ouro Preto e Foz do Iguaçu (km 833);

•        avenidas Integração e Jonas Pinheiro (km 839);

•        MT-423, que conecta ao município de Cláudia (no km 844);

•        Camping Club com a MT-220, que dá acesso a Porto dos Gaúchos (km 854).

Ainda dentro do pacote de obras, a duplicação ocorrerá em dois segmentos distintos: entre a MT-438 (km 812) e o bairro o Alto da Glória (km 822); e após a travessia urbana de Sinop (onde a pista já é duplicada), do km 839 ao Camping Club (km 855), somando 26 quilômetros de pista nova. Também contempla a recuperação de toda a travessia urbana do município do bairro Alto da Glória (km 818) ao novo viaduto da avenida Jonas Pinheiro (km 839).