Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A Prefeitura Municipal de Sorriso vem manifestar o seu apoio e solidariedades a história e tradição do povo de Sorriso e região, repudiando as declarações descabidas e afrontosas de um jornalista de Porto Alegre (RS), sobre a história do Município e seus colonizadores.
Ocorre que tais declarações não se coadunam com a verdade, mostrando apenas amplo desconhecimento a respeito da história, uma vez que o Município construiu seu legado com respeito à vida e muito trabalho de famílias que migraram de todo o país.
Na verdade, Sorriso, uma cidade ordeira, que ocupa hoje a terceira economia do estado de Mato Grosso, além de promover o desenvolvimento da região é uma das grandes responsáveis por impulsionar o agronegócio brasileiro e sempre manteve na prática, o lema que estampa em sua bandeira: HONRA, FÉ E TRABALHO!
Assim, a presente nota vem para repudiar a declaração maldosa de que nossos pioneiros promoveram extermínio de povos indígenas em uma ação casada com o Exército Brasileiro na década de 70. Acusações graves e infundadas ferem a imagem do Município e seus moradores, a fim de prejudicar a história de sucesso de Sorriso.
A Prefeitura está atenta a expressões e atitudes desta natureza e não tolerará em nenhuma hipótese tais práticas.
Sorriso - MT, 21 de Novembro de 2022.
Prefeitura Municipal de Sorriso.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).