Para se ter noção, Sorriso ocupa a 5.ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. E hoje há somente uma esmagadora instalada no Município, que, inclusive é também a única planta da Caramuru Alimentos instalada fora de Goiás.

“Viemos prospectar mercado e trazer esses dados para a Bunge. Hoje a Bunge tem uma unidade de recepção de grãos em Sorriso; além de duas fábricas em Rondonópolis e uma em Nova Mutum, também no Mato Grosso. “Hoje nossa busca na Bunge é para destacar que em Sorriso há um  grande mercado para a instalação de mais uma esmagadora; queremos vivenciar o momento não só de exportar soja, mas de futuramente industrializar o óleo de soja, a margarina, o shoyu, enfim, de agregar mais valor ao que já produzimos e dispomos no mercado”, defende Ari.

Desde ontem, dia 04, Ari está na capital paulista acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Cláudio Oliveira, e da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro. Na agenda de reuniões, a divulgação do potencial produtivo de Sorriso e da região para grupos de empresários e investidores.

“Tanto nos encontros de ontem como hoje pela manhã estamos destacando e buscando fomentar o crescimento da região como um todo”, frisa a primeira-dama, Jucélia Ferro. Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro, Sorriso ocupa a 1ª posição e esse e outros dados tem chamado a atenção nacional e internacional para o município mato-grossense. “E nessa lista tem muito de conquistas sociais também, pois em espaços em que a economia é forte, como aqui, as questões sociais são respeitadas e criasse condições de autonomia pessoal ao cidadão”, ressalta Jucélia.

A prospecção pela ampliação e busca de novos investimentos iniciou ainda durante a pandemia de covid-19. No início de 2022, o prefeito passou a debater as perspectivas e oportunidades de negócios para o Município. Com dados atualizados continuamente, passou a apresentar o “Sorriso em Números”, uma forma de investidores nacionais e internacionais conhecer um pouco mais da cidade, destacando atuais e também futuras linhas de desenvolvimento.

Com uma pauta voltada para a sustentabilidade econômica, Ari defende que unida a região tem muito para expandir e ofertar ao país. Inclusive, na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção. “Os números falam por nós”, finaliza o prefeito.