“Hoje temos cerca de 40 avicultores que tem a produção abatida e embalada pelo Abatedouro Municipal de Aves sem custo algum. E o produto saí de lá com o Selo Susaf/MT (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte) o que possibilita a comercialização das aves em qualquer município do Estado”, explica o gestor.

Segundo Marlon; além do trabalho desenvolvido junto aos 40 produtores que contam com o serviço do Abatedouro Municipal; outras 20 famílias sorrisenses também já estão recebendo o serviço de assistência técnica.

“Gradativamente a produção e o mercado serão ampliados; para muitas famílias a avicultura já é a principal fonte de renda, outras ainda tem como fonte adicional”, diz. Por isso, a prospecção de novos mercados se faz fundamental.

O secretário pontua que a meta da Administração é continuar avançando. Hoje o Município conta com programas voltados para a agricultura familiar no Assentamento Jonas Pinheiro, no Projeto Casulo e no Cinturão Verde. Em todos os pontos o Município presta auxilio desde a construção do aviário; em seguida há a oferta da assistência técnica e, por fim, o apoio no abate da produção.

“Ampliar e fortalecer a rede da agricultura familiar é uma das nossas prioridades e um desafio construído a muitas mãos”, pontua Marlon.

E quem busca mais informações sobre a produção e os programas voltados à avicultura pode ligar na Semasa, no número 3545-8354 das 7 às 13 horas ou procurar a pasta pessoalmente na Rua Marechal Cândido Rondon, n.º 2311, ao lado da Praça Antenor Balbinot.