Para o secretário-adjunto da pasta, Enivaldo Golmini, o clima predominantemente tropical e a quantidade de área de preservação ambiental, favorecem o manejo e a produção de mel.

“Temos o registro de um pequeno produtor do Município que instalou dez caixas de mel e, em poucos meses, aumentou em torno de 30% a produção de melão. Isso nos demonstra que conciliar a produção de mel com o plantio de frutas e hortaliças agrega valor ao produto final”, disse Golmini ao revelar que mais de 50 apicultores são assistidos pelas duas equipes técnicas da Semasa.

Marlon Zanella, gestor da pasta, reforça que o programa foi criado com o intuito de incentivar o consumo e o aumento da produção de mel, e em pouco tempo acabou sendo atrelado a outros dois programas.

“A gente percebeu que conforme aumentávamos as caixas de mel, maiores eram os resultados dos programas ‘Frutifica’ e ‘Horta Viva. Isso porque as abelhas são responsáveis pela polinização da maior parte dos alimentos que consumimos”, assinala Zanella.