Foram entregues um caminhão baú e um caminhão furgão, ambos carga seca, uma ensiladeira agrícola, uma carreta agrícola, um compostador de resíduos, 200 caixas de colmeias de abelhas, uma câmara fria para resfriamento de hortifrutis, 200 kits de sementes e adubos. Os equipamentos fazem parte de um lote adquirido com recursos próprios e provenientes de emendas impositivas destinadas pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin e pelo vereador Wanderley Paulo. Na ocasião, também foi assinado a ordem de serviço para as obras de revitalização e modernização do Ceasa Municipal.

“Somos privilegiados por Deus por morar numa região próspera, onde tudo que se planta dá. Mas, para potencializarmos o uso dos recursos naturais é imprescindível que o poder público esteja lado a lado com o pequeno produtor”, disse o prefeito Ari Lafin ao citar os programas VitaMel, Horta Viva, Ave Caipira, Patrulha Mecanizada, + Leite, + Carne, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o programa de Microcrédito Rural Familiar, este último implementado com apoio da Cooperativa Cresol e subsidiado pela prefeitura.

“A agricultura familiar de Sorriso é um exemplo para o restante do estado. Tanto que é que vem pessoas de longe para conhecer os projetos desenvolvidos em Sorriso. Isso é mérito de um trabalho conjunto entre Câmara de Vereadores, Poder Executivo e esforço de cada um de vocês. Não é fácil lembrar de madrugada e encarar o sol escaldante para tirar o sustento da terra, e vocês fazem isso com excelência. Parabéns a todos pela conquista”, comemorou o vereador Zé da Pantanal.

“Durante sete anos eu vejo uma gestão muito preocupada quanto a isso. Se debruçando de unhas e dentes para fazer com que a safra do pequeno produtor seja uma safra produtiva (....). Quando a gente junto com quem trabalha o resultado é esse aqui”, disse o vereador Acácio Ambrosi ao apontar em direção ao pátio de máquinas.

“A palavra de hoje é gratidão ao gestor da pasta e a todos os servidores que se dedicam a agricultura familiar. A Câmara de Vereadores sempre estará de portas abertas para contribuir com o fortalecimento desse setor tão importante que é o setor produtivo”, complementa a vereadora Jane Delalibera.

Ao ressaltar o processo evolutivo da cadeia produtiva, Marlon Zanella classificou a agricultura comercial como sendo “a mola propulsora da economia”. Todavia, dia após dia a agricultura familiar tem assumido o protagonismo na produção de hortifrutis e de mel.

“O pequeno produtor enfrenta inúmeros desafios para se manter no campo. Entre esses desafios posso destacar a falta de acesso a linhas de créditos e de tecnologia de ponta. Nesse sentido, a Semasa vem trabalhando para mitigar esse gargalo e viabilizar o aumento da produção e, por consequência, o de consumo dos alimentos produzidos em nossa região. Avançamos muito com as chamadas públicas para aquisição da alimentos para a merenda escolas e do programa “Mesa Saudável” que atende centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social”, concluiu.

Também participaram do ato de entrega o vice-prefeito, Gerson Bicego; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro; o representante regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Omar Roberto da Silva; e a extensionista e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão (Empaer), Sirlene Spindola.

Investimentos permanentes

Em janeiro desse ano (2024), a Administração Municipal oficializou a entrega de um caminhão Volkswagen 6x2 Constellation com caçamba basculante, um trator Massey Ferguson 105cv cabinado para a agricultura familiar. Juntos os investimentos ultrapassaram a ordem de R$ 865.999,90.