Inaugurado em 2020, o Abatedor Municipal de Sorriso recebeu investimentos na ordem de R$ 352 mil oriundos de recursos próprios.

Além de proporcionar um local adequado para o abate de aves de descarte (galinhas poedeiras que deixam de produzir ovos) a Semana também oferece assistência técnica, treinamento e, em alguns casos, até o transporte para que avicultores ligados a agricultura familiar possam comercializar a produção em feiras livres do Município.

“Essa iniciativa chamou nossa atenção. Desde então, o deputado Dilmar Dal Bosco tem mantido um diálogo com o governador Mauro Mendes no sentido de fortalecer o setor com investimentos para obras de modernização e de logística”, disse Gilson ao antecipar que o governo do Estado pretende investir cerca de R$ 2,7 milhões no setor.

O projeto de expansão também inclui os municípios de Diamantino e Primavera do Leste, cuja capacidade de produção gira em torno de 580 mil aves de descarte por mês, enquanto que Sorriso abateu, no último quadrimestre, 27.709 aves.

“Sorriso assumiu um papel de protagonismo nesse processo. Nossos programas de fomento a avicultura familiar realizaram quase 400 visitas em menos de um ano. Agora, nossos esforços estão voltados para as obras de ampliação e modernização do abatedouro municipal. O recurso já está disponível. Tão logo seja concluído o projeto pela Secretaria Municipal da Cidade, daremos início a próxima fase do processo de expansão”, explica Zanella ao enaltecer o apoio recebido do Governo do Estado e do deputado Dilmar Dal Bosco.

“Em algumas regiões do país, as aves de descarte são incineradas ou enterradas devido à falta de abatedouros credenciados. Nossa realidade felizmente é outra, estamos muito à frente de outros municípios. Muito disso, devemos ao carinho com que a Administração Municipal trata o pequeno produtor e ao apoio incondicional de nossos representantes em Cuiabá”, avalia Zanella.