Nos dias 07 e 08 (terça e quarta-feira) acontece o 1º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso, oportunidade em que serão abordados os seguintes temas: procedimentos de exportação e importação de produtos agropecuários; programas de desenvolvimento rural do Mapa; Acordo Internacional de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (Acordo SPS); Convenção Internacional de Proteção Vegetal (CIPV); Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa); o papel dos municípios no Suasa; o papel do adido agrícola nas exportações e importações agropecuárias brasileiras; prospecção, abertura e manutenção de mercados internacionais para exportação de produtos agropecuários. Todos os palestrantes são profissionais do Mapa. Conforme o órgão federal, ainda em 2024, serão realizados outros quatro seminários sobre o tema.

O evento tem como público alvo empresas ou pessoas físicas que trabalhem com aviação agrícola, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, secretários de agricultura e de meio ambiente de municípios de Mato Grosso, instituições de ensino da área de aviação agrícola e fiscais estaduais do Indea. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no link https://forms.gle/N7PFD4AeM23L3ppA8.

Já na quinta-feira, 09 de novembro, os debates estarão voltados para o dia de campo sobre aviação agrícola, com demonstração de uso de sensor de inversão térmica para determinação de condições adequadas para aplicação aérea e terrestre de defensivos agrícolas. O tema será abordado pelo diretor técnico do Centro Brasileiro de Bioaeronáutica (CBB), Marcos Vilela de Magalhães Monteiro.  

“A Prefeitura de Sorriso é parceira de todo evento cuja finalidade é o aumento da produção agrícola em consonância com a sustentabilidade ambiental. Trabalhamos muito para viabilizar a vinda da Utra em Sorriso por entendermos que ela contribuirá com as ações já realizadas pela Administração Municipal beneficiando não só Sorriso, mas também os demais 50 municípios atendidos pela Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária”, aponta o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), Marlon Zanella.

Além de Sorriso, a área de abrangência da Ultra se estende pelos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Carlinda, Castanheira, Cláudia, Colíder, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, Diamantino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Juara, Juína, Juruena, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã, Nova Guarita, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Rondolândia, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.


Confira o cronograma do 1º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso

Dia 06 (segunda-feira) 

Local: Faculdade Atenas

19h – Cerimônia de posse: Omar Roberto da Silveira

Dia 07 (terça-feira) 

Local: Faculdade Atenas

8h – Cerimônia de abertura

9h – Abertura do 1º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso

9h às 12h – Palestra: Procedimento de exportação e importação de produtos agropecuários

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 18h – Palestra: Programas de Desenvolvimento Rural do Mapa

Dia 08 (quarta-feira) 

Local: Faculdade Atenas

8h às 12h – Palestras:

  • Acordo Internacional de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (Acordo SPS)
  • Convenção Internacional de Proteção Vegetal (CIPV)
  • O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA)
  • O papel dos municípios no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuário (SUASA)

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h – Palestras:

  • O papel do adido agrícola nas exportações e importações agropecuárias brasileiras
  • Prospecção, abertura e manutenção de mercados internacionais para exportação de produtos agropecuários

Dia 09 (quinta-feira) – Dia de Campo Aviação Agrícola

Local: Agrifor Aviação Formehl – Km 749 da BR-163 (próximo ao Aeroporto Regional Adolino Bedin)

8h às 18h