No entanto, frente ao iminente início das tão aguardadas chuvas, a preocupação é simples: garantir a trafegabilidade no local quando a água começar a desandar do céu. “Estamos à disposição para contribuir com a Associação do Nova Prata na negociação com a empreiteira, com empresários, assim como para garantir, em caráter emergencial, que seja possível garantir as ruas em bom estado neste período de chuva”, destacou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, lembrando que, além das secretarias que já estão atuando neste processo, a Ouvidoria também pode contribuir para correr contra o tempo, tanto o do calendário, quanto o da natureza.

Entre os entraves mais desafiadores do processo, está a dificuldade em conseguir a adesão de 100% dos proprietários. Só para se ter uma ideia, as negociações para trocar o marrom da terra pelo cinza do asfalto começaram ainda em 2017, com o apoio da concessionária Intervias.

De acordo com dados Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), para a obra de drenagem do Nova Prata, a Prefeitura já destinou mais de R$ 1,5 milhão provenientes do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), contratado pela Prefeitura de Sorriso, junto à Caixa Econômica Federal, por meio da Lei nº 2.936 de 17 de abril de 2019. Vale lembrar que estes recursos referem-se somente aos custos com a drenagem dentro do DIC, mas a Prefeitura arcou ainda com os custos da drenagem até o emissário final, no caso o Rio Lira.

O fato de a drenagem estar concluída não garante que ela possa ser utilizada, informa o titular da Semcid, Ednilson Oliveira. E é por isso que é indispensável que a pavimentação seja feita para que o problema de alagamentos não volte a ser realidade no Nova Prata. “Não há como usarmos a drenagem sem o asfalto, pois a terra poderia entupir as galerias e inviabilizar toda a estrutura”, detalha.

Para verificar como e quando a empresa contratada, a Terraplanagem Câmera, dará início ao serviço, uma nova reunião será promovida às 8h de amanhã (31), na sede da Semcid, no Park Shopping Sorriso. “Mais uma vez, reforço que estamos à disposição para auxiliar a associação como for possível e dentro da legalidade de todos os processos”, assevera o prefeito.

Participaram da reunião de hoje, além de representantes dos proprietários, como Paulo Rodrigues e Nodimar Correa, entre outros; técnicos da Prefeitura; o prefeito Ari Lafin; o procurador jurídico da Prefeitura, Daniel Melo e os secretários: Claudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico); Ednilson Oliveira (Cidade); Emerson de Faria (adjunto de Transportes); Hilton Polesello (Governo); Leonir Capitânio (Transportes);  Milton Geller (Obras e Serviços Públicos); e Sérgio Kocová (Fazenda).