A instalação das luminárias de LED no São Mateus ontem, no entanto, marca apenas o início do trabalho de modernização do parque de iluminação pública a partir das lâmpadas enviadas via Governo do Estado. É que, desde 2020, a Prefeitura já vinha fazendo este trabalho com recursos próprios, por meio do “Sorriso Iluminado”.

As ações para trazer mais segurança, economicidade, claridade e sustentabilidade começaram  também pela Zona Leste, pelo Bairro São Domingos, ainda em 2020. De lá para cá e de maneira alternada, 50% da iluminação pública já conta com a nova tecnologia, deixando na lembrança as amareladas lâmpadas de vapor de sódio.

“Já temos quase 9 mil pontos com LED na nossa iluminação pública, tudo feito com recursos municipais”, destacou o prefeito Ari Lafin. “A partir de agora, com esse reforço do Estado, podemos universalizar a tecnologia em todos os pontos de iluminação pública da cidade e dos distritos”, complementa o prefeito, lembrando que o Executivo estadual deve enviar ainda outras 3,5 luminárias. Este lote terá como destino manter em dia o trecho de travessia urbana da BR-163.

“O LED traz bem-estar e segurança à população, e isso tudo de maneira sustentável, à medida que são equipamentos mais duráveis, o que, consequentemente, também reduz os custos com substituições”, destaca o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp) Milton Geller, reforçando o trabalho integrado entre várias secretarias, como a da Cidade (Semcid) e a de Fazenda (Semfaz), por exemplo, tem sido fundamental para a modernização do parque de iluminação pública.