“Estamos à disposição para avançar com estas discussões em outras esferas também, a exemplo do que foi feito em novembro do ano passado, quando tivemos a honra de receber o secretário Nabhan Garcia”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, que discutiu o tema na manhã desta terça (1.º de fevereiro) com a vereadora Jane Delalibera e o vereador Wanderley Paulo.

A reunião à qual o prefeito se refere é a que ocorreu no dia 24 de novembro, no Centro de Eventos Ari José Riedi com a participação com o secretário de Assuntos Fundiários da Presidência, Luiz Antônio Nabhan Garcia, Executivo e Legislativo de ambos os municípios e cerca de 400 famílias que hoje residem nos dois Assentamentos.

Na data, Nabhan destacou que a regularização fundiária é pauta prioritária do Governo Federal.

“Onde há regularização fundiária há segurança jurídica e onde há segurança jurídica há segurança econômica e social”, pontuou o secretário. “Especificamente em relação ao Jonas Pinheiro e ao Alto Celeste o Ari e o Giacomelli têm nos cobrado essa pauta; faremos tudo o que for possível dentro da legalidade e do alcance federal. Há situações específicas que cabem ao Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso), por exemplo”, pontuou na época, Nabhan Garcia.

Para o prefeito Ari Lafin, a própria vinda do secretário Nabhan Garcia demonstra o respeito do Governo Federal pela rede da agricultura familiar. “Vamos buscar uma agenda com o secretário em Brasília na próxima semana”, diz Ari.  A intenção é realizar uma força tarefa entre o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o Intermat na busca da regularização do Jonas Pinheiro (Sorriso) e do Alto Celeste (Vera).

O gestor da SAMA, Marcelo Lincoln, destaca que outros encontros já debateram as ações do Incra nas esferas ambiental e judicial, além de discutir especificamente a regularização jurídica dos dois assentamentos. “Pautas como a localização da área, georreferenciamento, pagamento da área, registro de matrículas e embargos ambientais também já foram discutidas. Essas questões precisam ficar claras para todos nós”, disse.

A regularização foi um dos pedidos apresentados pessoalmente à ministra Tereza Cistina quando do lançamento do plantio da safra 2021/2022 e também ao senador Wellington Fagundes. “Estamos buscando apoio em todas as esferas”, finaliza o prefeito Ari Lafin.