Sorriso, município reconhecido por lei como “A Capital Nacional do Agronegócio”, maior produtor de soja do mundo, com mais de 600 mil hectares de área plantada, produzindo mais de 2 milhões de toneladas de soja por safra, realizará no próximo dia 28, o lançamento simbólico da safra 2021/22.

O evento contará com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que confirmou sua presença após convite realizado pelo prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

“Vamos fazer um grande evento em respeito a classe agrícola, inclusive com a presença da ministra Tereza Cristina, que virá representando o presidente Jair Bolsonaro. Isso mostra mais uma vez a importância de Sorriso para a economia do país, somos gratos, pois temos aqui produtores conscientes, que contribuem com o crescimento econômico e respeitam o meio ambiente”, destacou o prefeito Ari Lafin.

Na oportunidade, assuntos pertinentes ao agronegócio, à agricultura familiar, assim como a preservação do meio ambiente, serão debatidos, como ressalta o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln.

“Convido todos, desde o pequeno ao grande produtor a participarem deste ato, será um momento muito especial, e vamos aproveitar a presença da ministra para debater os principais desafios enfrentados pelos produtores, bem como, apresentar os trabalhos que vem sendo desenvolvido em prol da preservação ao meio ambiente”, comentou Lincoln.

Além da ministra, o evento contará com a presença de diversas lideranças políticas do Estado e representantes das instituições ligadas ao agronegócio.

A soja é considerada um dos produtos mais importantes na economia mundial. Em 2020, conforme dados da Embrapa, o Brasil alcançou o ranking de maior produtor de soja do mundo, com mais de 130 milhões de toneladas produzidas.

Em Mato Grosso, a participação da soja na economia é ainda maior, sendo uma das principais forças motrizes do desenvolvimento mato-grossense. O estado é o maior produtor de soja do país, produzindo cerca de 35 milhões de toneladas por safra.

O lançamento do plantio da safra 21/22 será no próximo dia 28 (quinta-feira), às 11:00 horas, no Parque Tecnológico de Sorriso (km 4 da MT-242).