E justamente outra área de lazer, o Parque Municipal Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri, também deve receber um “up” na drenagem do lago, no período de seca, que se firma lá pelo mês de maio. Com projeto elaborado pela Secretaria da Cidade (Semcid), a ação será realizada por equipes próprias da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Outro cartão postal que ainda está pra nascer, o Lago da Região Leste, ali aos fundos do Vila Bela, deve ter sua construção acelerada somente com sol brilhando e tempo firme. A chuva desta temporada realmente tem trazido dificuldades ao processo, afirma Gerson.

Estradas  Vicinais

Responsável pela Secretaria de Transportes de Sorriso, Leonir Capitânio destacou que equipes atuam de maneira simultânea em diversas frentes para aproveitar o sol que brilha sobre Sorriso nesta manhã. “Nesta semana, estaremos trabalhando no desvio da Vale do Verde, na MT-560, e na Estrada Machado”, adiantou o gestor, lembrando que para que as máquinas possam atuar na estrada principal, será preciso aguardar o período de seca.

Habitação

Acelerar o processo. Esse foi o pedido do prefeito Ari Lafin para que, o mais rapidamente possível, possa ser firmado convênio com o Governo do Estado para que possam ser construídos, com subsídio do Estado, e adquiridos mediante financiamento, os mil apartamentos anunciados ainda em julho do ano passado.

Relembre:

De um lado, o Governo do Estado entra com R$ 15 mil de subsídio para cada apartamento, o que corresponde a um aporte de R$ 15 milhões, a Prefeitura doa os terrenos, assim como responde por todo o trâmite necessário para a licitação dos projetos, e uma instituição financeira viabiliza o processo necessário para financiamento.

Os imóveis, que devem ter 46 m², são destinados a famílias com renda entre R$ 2 mil e R$ 8 mil, e o valor da parcela está estimado entre R$ 500 e R$ 1,2 mil. As áreas que devem receber os apartamentos são o Residencial Topázio, o Serra Dourada, o Verdes Campos e o Jardim dos Ipês. Vale lembrar que os mil apartamentos serão divididos em quatro conjuntos habitacionais.

“Chegou-se a cogitar que o Verdes Campos poderia receber prédios, no entanto, depois de análise em várias frentes, optamos pela região do Ipês”, destaca Ari. Em cerca de três meses, deve ter início também o processo de pré-cadastramento de interessados em adquirir um imóvel subsidiado. “Assim que este processo for iniciado, vamos avisar em nossos veículos oficiais de comunicação, assim como junto à imprensa local, para que todos possam participar”, destacou o gestor do Departamento de Habitação, Brendo Braga.

Obras da Educação em parceria com o Estado

Outro tema que tem gestão conjunta com o Governo do Estado, a edificação de duas escolas estaduais, uma no Residencial Mário Raiter e outra no Portal Kaiabi (a Escola Militar Tiradentes), assim como a reforma de unidades escolares, também deve avançar de maneira significativa nos próximos dias.

Depois de o prefeito cumprir agenda na Capital do Estado, técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem a Sorriso nesta semana. “Vamos olhar contrato a contrato, obra a obra, ver o que é necessário para que as obras avancem, e, se dor inevitável, vamos sim romper contratos”, detalhou o prefeito.

Limpeza Urbana

O prefeito reforçou aos secretários a importância de seguir com o olhar atento para garantir uma cidade sempre limpa, agradável, “boa para se viver”. “Vamos reforçar as ações em nossas áreas públicas, ampliando a limpeza, o paisagismo, e a iluminação onde for preciso”, detalhou.