Pedro destacou que a população não está recebendo os recenseadores; além disso, o IBGE local trabalha com equipe reduzida a campo com apenas 22 pessoas; e, sofre com a disseminação de fake news em relação ao trabalho desenvolvido. “Ao não encontrar ninguém em casa, nossos colaboradores retornam, se adequam ao horário de trabalho da população, mas ainda assim estamos enfrentando dificuldades”, frisa.

Segundo ele, a disseminação de fake news afirmando que o IBGE está realizando pesquisa eleitoral também tem criado problemas. “Muitas pessoas tem medo de responder ao censo. E como o próprio Instituto ressalta, o nosso trabalho tem a missão de entender como vivem os brasileiros. Para isso, o IBGE faz perguntas sobre a vida, a moradia, a renda, o trabalho e a educação dos brasileiros”, explica.

Pedro destaca que a data final para o relatório do censo é 22 de dezembro de 2022. “O Município tem cerca de 35 mil domicílios que devem ser visitados, visitamos apenas 5 mil; precisamos que a população nos receba”, reforça.

Ari destaca a importância da realização do censo. “Com essa contagem teremos números que retratam a atual realidade de Sorriso o que é fundamental para buscarmos investimentos na área de políticas públicas. O novo censo também nos trará uma proporção mais aproximada do real crescimento do Município; por isso reforçamos a importância de a população receber a equipe e responder aos questionários”, acrescenta o prefeito.

Para a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, a nova contagem é fundamental. “Dependemos disso para a atualização de valores para as políticas públicas; temos vários programas em andamento e poderemos ampliar para muitas outras áreas”, frisa. Além de Pedro, Ari, Jucélia e a equipe do IBGE, também participaram da reunião os secretários Hilton Polesello (Governo) e Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente).

Números 

Em 1991, Sorriso contava com 16.107 habitantes. Na estimativa de 2018 o número chegou a 87.715 habitantes; na contagem de 2020, o número passou a 92.769. Já nos dados do IBGE Cidades 2021, o número de habitantes é de 94.941 sorrisenses (confira mais dados aqui). Mais de 35 mil domicílios devem ser visitados para o levantamento de dados no Município.