Habitação

A primeira missão em Brasília foi apresentar todo o potencial da Capital Nacional do Agronegócio a uma construtora. Além de colocar Sorriso na vitrine, como uma boa opção para a empresa expandir seus negócios, o objetivo de ir em busca de construtoras é também uma estratégia para estimular a viabilização de conjuntos habitacionais via “Habita Mais Sorriso”. Para estimular a construção dos projetos habitacionais populares, a Prefeitura, por meio do Programa, concede uma série de incentivos fiscais, como a redução e até isenção de impostos.

“É uma ação baseada no ‘ganha- ganha’, boa para o empresário e boa para as famílias sorrisenses que ainda estão em busca da casa própria”, destaca o prefeito. Na oportunidade, os sorrisenses puderam conhecer o canteiro de obras, assim como um residencial já prontinho com foco justamente em famílias de baixa renda.

Além do Habita Mais, o tema “habitação” foi também debatido na Secretaria Nacional de Habitação, junto ao coordenador geral de projetos, José Cristiano. Mais uma vez, os representantes da Administração Municipal solicitaram conjuntos habitacionais para o Município por meio do “Minha Casa, Minha Vida”.

“Mais uma vez, estamos em Brasília, acompanhando o prefeito e em nome da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro e do secretário da Cidade Ednilson de Oliveira, protocolamos o pedido de novas unidades habitacionais para Sorriso, tendo em vista a grande quantidade de famílias que não possuem casa própria” coloca o coordenador Brendo Braga.

“O Município está articulando a disponibilização de áreas para esta finalidade e seguimos à disposição o que mais for necessário para acelerarmos este processo”, antecipa Ari, lembrando que, em breve, deve ser dado início ao processo de seleção das famílias que serão contempladas com os mil apartamentos financiáveis que serão disponibilizados por meio da parceria com o Governo do Estado.

Atualmente, 13.750 famílias fizeram o cadastro disponível no site da Prefeitura. Deste montante, quase 8,5 mil famílias estão na “Faixa 1”, com renda bruta de até R$ 2.640,00; outros 3,2 mil estão na “Faixa 2”, com renda máxima de até 4,4 mil; e pouco mais de 2 mil se enquadram na faixa 3, cuja renda total chega a R$ 8 mil.

“Foi muito importante vermos este conjunto habitacional pronto e podermos também dialogar sobre qual a melhor opção para Sorriso, frente à nossa demanda atual”, contextualiza o prefeito.

O cadastro habitacional segue disponível, pelo link https://site.sorriso.mt.gov.br/habitacao.