Ao mesmo tempo, a Polícia Judiciária Civil (PJC) segue igualmente “de olho” para monitorar quem ajuda a espalhar o medo pela internet. Para frear o efeito “contágio”, a PJC inclusive, já vem orientando, em suas redes sociais sobre o perigo de compartilhar mensagens ameaçadoras ou que façam apologia a ataques. Ao espalhar a mensagem, mesmo que na boa intenção, a pessoa acaba reforçando justamente o que ameaçador virtual quer: causar medo.  Este pedido de “não clique no encaminhar”, inclusive, está sendo feito pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), com sede em Cuiabá. Além do 190 e do 197, também é possível fazer a denúncia pelo WhatsApp (65) 99973 4429.

Se “da porta pra fora”, a PM, a GM  e a PJC estão atentas, “da porta para dentro”, o trabalho com as equipes gestoras das unidades escolares também está bem costurado para que, caso haja uma necessidade, todos saibam exatamente de que modo agir.

Ainda na semana passada, no dia 13 de abril, os integrantes da Comissão de Criação do Plano Municipal de Segurança Escolar criaram uma rede de proteção à escola, nos moldes das redes já existentes para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência contra mulheres.

Basicamente, explicou o tenente-coronel Ilton Botelho, foi criado um canal de comunicação para auxiliar gestores escolares na tomada de medidas efetivas e eficazes para o acompanhamento de denúncias, assim como a pronta disponibilização das forças de segurança, caso necessário.

“Estamos fazendo nossa lição de casa, estamos reforçando os cuidados, estamos disponibilizando atendimento psicológico nas unidades escolares e, sim, precisamos juntos criar uma rede de amor, de esperança, de solidariedade para vencermos o medo e permitirmos que o processo de ensino-aprendizagem possa fluir com tranquilidade”, destacou a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

O prefeito Ari Lafin reiterou ainda que, além da imediata contratação e treinamento de vigias para as unidades escolares da rede municipal de ensino (escolas e Cemeis), a Prefeitura também está reforçando o sistema de monitoramento eletrônico.

“Já temos escolas que contam com esta tecnologia, hoje interligada ao sistema de monitoramento das forças de segurança, e, na segunda-feira (24), às 8h, teremos licitação para podermos avançar na universalização das câmeras de monitoramento em todas as escolas e Cemeis da rede municipal”, afiançou.