Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Uma escola municipal novinha em folha, com 4.645,15 m² de área construída e capacidade para atender até 1,5 mil alunos. O prefeito Ari Lafin assinou, na tarde desta segunda-feira (27 de março), a ordem de serviço para o início das obras de uma escola municipal na Zona Oeste de Sorriso, que poderá atender alunos do Terra Brasil, Santa Maria e outros bairros da região.
Com 23 salas de aula, a unidade, que vai ser erguida no prolongamento da Avenida Araguaia, também disponibilizará sala de reforço, espaço para atendimento educacional especializado (AEE), laboratório de ciências, laboratório de informática, laboratório de robótica, sala articulada, biblioteca, banheiros (masculino, feminino, para professores, para funcionários, para pessoas com deficiência), copa, auditório, secretaria, diretoria, coordenadoria, sala para orientações, arquivo, sala de Tecnologia da Informação (TI), almoxarifado e saguão, e ainda área esportiva de 715,15m².
De acordo com o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, a nova unidade será erguida pela empreiteira Zion Real State, a mesma que está à frente da edificação de outra escola municipal nos mesmos moldes, no Bairro Mário Raiter. A empreiteira foi definida por meio da Concorrência Pública 011/2022 e, de acordo com o cronograma estabelecido, deve concluir a obra, orçada em R$ 14.199.861,55, em 15 meses.
O secretário explica que o nome “Santa Maria” foi utilizado apenas para fins de licitação, mas a nova unidade deve ser batizada com o nome da pioneira Idali Maria Francio, que ajudou a construir Sorriso e faleceu em 2021.
“Nossa expectativa é que esta escola fique pronta até meados de 2024, o que vai significar escola perto de casa para alunos que hoje estudam em unidades de outras regiões, precisam do transporte escolar ou demandam que os pais e responsáveis façam um trajeto mais longo neste ir e vir da escola ”, destaca a secretária de Educação, Lucia Drechsler, reiterando que, com o Cemeis Balão Mágico | Professora Eliane Schulz , entregue em maio do ano passado no Terra Brasil, a região vai contar com atendimento completo na educação infantil e no ensino fundamental.
O prefeito Ari Lafin ressalta a importância da escola perto de casa, não apenas para os pequenos, mas para toda a família. “É uma garantia que as crianças possam ser bem cuidadas, nutridas com aprendizado e também com merenda equilibrada e saudável em um ambiente perto de casa, sem a necessidade de grandes deslocamentos, o que traz muito mais segurança”.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).