Com o objetivo de conhecer o sistema de gerenciamento de frota e também de aquisição de peças para manutenção destes veículos, servidores da Prefeitura Municipal de Lucas visitaram, na sexta-feira (23), a Garagem Municipal de Sorriso, onde funcionam as secretarias de Obras e Serviços Públicos, e de Transportes.

“Estamos em busca de melhorar nosso sistema e a referência que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos passou foi Sorriso”, explica a servidora da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, Sirlei Amaro, que atua no Departamento de Compras. Além dela, a comitiva do município vizinho também foi composta por representantes dos departamentos Jurídico, de Licitação, e Controle Interno.

Segundo o auditor público externo do TCE, Gabriel Liberato, a experiência de Sorriso foi citada à equipe de Lucas do Rio Verde porque o município utiliza em seu processo licitatório o sistema Audatex, que confere mais agilidade na elaboração de orçamentos.

Em Sorriso, toda a solicitação de peças para a manutenção da frota do município é feita pelo sistema Guardião, o mesmo utilizado para todas as compras. A solicitação de compra, feita na Garagem Municipal via sistema, é então encaminhada, para o Departamento de Compras, que então envia para a empresa que venceu a licitação para o item solicitado. Só então, a peça pode ser entregue pela empresa licitada à oficina que funciona na Garagem Municipal para que seja efetuado o reparo necessário ao veículo.

Para facilitar o processo e torná-lo mais dinâmico, já foram feitas licitações para a aquisição de peças de acordo com a marca dos veículos e a finalidade da peça: se são elétricas, acessórias ou mecânicas.