Ari conferiu os números acompanhado pelos secretários de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa) Marlon Zanella e Enivaldo Golmine (adjunto); e de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Marcelo Lincoln e Juliano Mezzalira (adjunto); e de Governo (Semgov), Hilton Polesello. O engenheiro agrônomo da Semasa, Bruno Maia, também participou da reunião.

“O trabalho desenvolvido pela Empaer é muito importante e estes números hoje mostram que, quando há parceria, as iniciativas dão certo”, destacou o prefeito, pontuando a importância destas análises para o planejamento de ações. “Ter estes mapas de eficiência é fundamental para o estabelecimento de estratégias de atuação”, complementou.

“Estamos à disposição para continuar e, onde houver oportunidade, melhorar este trabalho, e aproveitamos para agradecer esta cooperação, já tradicional, com a Prefeitura de Sorriso”, afirmou Reis.

Ainda em 2022, por meio da Empaer, foram viabilizados 25 projetos de crédito rural, com um total de R$ 3.163.875,00 distribuídos a 36 agricultores. Titular da Semasa, Marlon Zanella apontou a necessidade de movimentar a cadeia produtiva da agricultura familiar por meio de incentivos à comercialização da produção. “Precisamos buscar novas formas de ampliar a presença destes produtos no mercado local”, reiterou.

Uma das chaves para destravar este processo é a regularização ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro, um dos grandes celeiros da Agricultura Familiar, ao lado do Projeto Casulo e das chácaras que integram o Cinturão Verde sorrisense.