Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Trabalho preventivo

Equipe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais elabora mapa de risco do Município

Publicado em 08 de março de 2021 às 11:10
Profissionais vão traçar o panorama com base em imagens de satélite e demandas da Prefeitura

Sorriso conta, nesta semana, com uma equipe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) que está fazendo o mapeamento de riscos geológicos do Município no tocante a enchentes, inundações e movimentos de massa na área urbana e de expansão urbana.

Os geólogos Anderson de Souza e José Antônio da Silva participaram, na manhã de hoje (8) de uma reunião com o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec - Semsep), Fábio dos Santos, com o engenheiro civil Marcelo de Oliveira Campos, que também integra Compdec, com os secretários municipais Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente – Sama); Milton Geller (Obras e Serviços Públicos – Semosp) e  Wanderly Gnoato (adjunto da Cidade – Semcid).

De acordo com Anderson, que coordena o CPRM, o trabalho será feito em pontos já previamente identificados por imagens de satélite e também em pontos listados pelo Município. Este trabalho de mapeamento segue até quinta-feira (11) e o resultado será compilado em um relatório que será enviado ao site do Serviço Geológico do Brasil e também disponibilizado ao Município, via Compdec.

“É um trabalho que vem em boa hora, pois sofremos constantemente com problemas ligados a alagamentos quando há muita chuva, e certamente, este mapa pode nos ajudar, principalmente a avaliar melhor o atual sistema de drenagem, bem como a buscar recursos em outras esferas para refazer este sistema nos pontos em que ele já se mostra insuficiente”, aponta o titular da Semosp, Milton Geller.

Servidores da Prefeitura acompanharão o trabalho da equipe, apontando áreas que requerem esta análise especializada. “Estamos abertos a estas demandas trazidas pela Prefeitura e temos como foco a identificação de riscos ‘altos’ e ‘muito altos’ ”, destaca Anderson, complementando que o trabalho será reforçado por um integrante da Defesa Civil do Estado. Atualmente, Sorriso vive a Situação de Alerta por conta do excesso de chuva e trabalha para a emissão de outro decreto, desta vez de Situação de Emergência, nos próximos dias.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo de Souza