Coordenador do programa Frutifica Sorriso, o engenheiro agrônomo Paulo Velozo, explica que, apesar das dúvidas com relação ao manejo, muitos produtores rurais tem investido no cultivo da fruta. Esse fenômeno, segundo ele, é motivado pela grande procura pelo produto.

“Cientes dessa demanda, estamos trazendo para Sorriso um dos mais renomados especialistas do estado. Será uma oportunidade única para que os produtores possam sanar suas dúvidas e conciliar a produção de pitaya com a produção de outras frutas mais conhecidas”, assinala.

O especialista citado por Velozo, é o engenheiro agrônomo e chefe do Campo Experimental e de Produção (Cexpro) da Empaer em Tangará da Serra, Welington Procópio.

A unidade mantém uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para desenvolvimento de frutas geneticamente modificadas, e que melhor se adaptem ao clima mato-grossense.

Gestor da pasta, Marlon Zanella, ressalta que os investimentos em qualificação surtem efeitos na rentabilidade do pequeno produtor rural e na qualidade de vida dos consumidores locais.

“Todo projeto desenvolvido na Semasa é pensado de forma macro a fim de contemplar aqueles que residem no campo e na cidade. Os resultados positivos obtidos pela agricultura familiar refletem os esforços dos profissionais que atuam nas mais diversas frentes de trabalho. Isso é satisfatório e demonstra que estamos no caminho certo”, ressalta Zanella.

O 1º Encontro Técnico Manejo da Cultura da Pitaya conta com apoio da Cresol, Clube Amigos da Terra (CAT) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).


Confira o cronograma do evento

7h30 – Credenciamento

8h – Abertura

8h30 – Palestra técnico sobre o cultivo da pitaya

10h – Visitação da área de produção

11h – Encerramento


Serviço

Evento: 1º Encontro Técnico Manejo da Cultura da Pitaya de Sorriso

Local: Lote 221 – Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga)

Quando: 15 de março (sexta-feira)

Horário: 7h30