“A CPI foi instalada com apoio de todos os deputados de Mato Grosso para entender por que a telefonia perdeu tanta qualidade no serviço nos últimos anos, visto que temos um verdadeiro vazio de comunicação em nosso Estado”, afirmou o parlamentar, complementando que Mato Grosso cresce muito, e um dos motivos desta deficiência é este crescimento acelerado, mas a CPI já identificou pontos nevrálgicos dentro dessa questão da telefonia, como a falta de investimentos das empresas de telefonia.
Dados apresentados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa, mostram que Mato Grosso tem número insuficiente de antenas em relação ao que é considerável aceitável pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).
Só em Sorriso, afirmou o parlamentar, deveriam estar instaladas 110 antenas de telefonia, mas nosso levantamento constatou somente 32. O relatório mostra ainda que todo o Estado tem 1.641 antenas, quantidade abaixo das 3.557 que seriam necessárias para atingir o padrão aceitável, de uma antena a cada mil habitantes. Quanto à qualidade, foi levantado que a Tim oferece 4G em 137 munícipios, a Claro em 108 e a Vivo em 107. Já a tecnologia 5G só está disponível em Cuiabá e Várzea Grande.
O vereador Diogo Kriguer, um dos representantes do Legislativo na reunião, destacou que a discussão sobre este problema não se limita ao encontro com os presidentes de bairros. “Já temos audiências públicas marcadas aqui em Sorriso para que possamos ouvir a população sobre este problema, que é muito grave, e hoje temos bairros e distritos em nossa cidade em que o sinal de telefonia simplesmente não funciona; e a CPI vem justamente para isso, para acolher essas reclamações, buscar respostas e trazer resultados à nossa população”, informou.
O prefeito Ari Lafin complementou que, em vários pontos de Sorriso, a população fica sem acesso ao serviço. “A cidade cresce 20% ao ano, a população está trabalhando, fazendo sua parte, gerando impostos, contribuindo com o que é justo, e nós, juntos, estamos aqui reforçando essa reivindicação, de que o cidadão tenha o acesso ao serviço quando necessita”, listou Ari.
Sobre a CPI da Telefonia
Instalada no dia 9 de março, ela tem a finalidade de apurar a responsabilidade por danos causados ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia móvel oferecidos pelas operadoras existentes em Mato Grosso. Com um prazo de 180 dias, a CPI pretende apresentar um relatório e propor soluções para melhorar a prestação dos serviços.