Desde o início desta quinta-feira, as equipes visitam os três bairros para orientações e identificação de pontos com descarte indevido de lixo. “Nosso trabalho hoje é um alerta: o lixo precisa ser descartado em local correto, não é só o perigo da proliferação do Aedes aegypti que o lixo esconde, há o perigo de vários outros animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões, ratos e, ainda é preciso lembrar que o acúmulo de lixo também é local de esconderijo para criminosos”, frisa a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno.

A coordenadora destaca que ontem, 28 de fevereiro, o Município divulgou dados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 – que consiste na avaliação rápida por amostragem da quantidade de imóveis com a presença do vetor, realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Na média geral, Sorriso registrou índice de infestação de 5% para o Aedes aegypti. No bairro Vila Romana – um dos pontos visitados hoje, o índice ficou em 6,3%. Ontem, o mesmo trabalho foi realizado na região do bairro Estrela do Sul que está com índice de 7%. Confira aqui o LIRAa divulgado ontem.

Segundo Claudete, o Município está em alerta constante, mesmo com o baixo registros de casos de dengue: são 35 registros de dengue desde o início do ano e um de Chikungunya. Vale lembrar que além da dengue o Aedes aegypti é transmissor de outras enfermidades como a Chikungunya, Zika Vírus, febre amarela urbana e também pode esconder mosquitos da família Haemagogus, que transmitem a Febre Mayaro – surto enfrentado por algumas regiões do Amazonas.


Mais lixo em local inapropriado

 A situação vivenciada pelos ACEs nesta manhã, também foi testemunhada pelo secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Nerci Adriano Denardi, no último dia 22 de fevereiro. Ao passar pela Avenida Brescansin, no bairro Parque Universitário, o secretário se deparou com uma grande quantidade de lixo descartada em local inapropriado. “Eram muitas caixas de papelão, muito material descartado em um terreno baldio, em meio à vegetação que inclusive poderia pegar fogo”, explica. Para eliminar o perigo, o secretário recolheu o material e levou até a Central de Triagem de Resíduos Recicláveis do Município.

“Todo material que recolhi naquele dia era reciclável e a Prefeitura oferece coleta semanal de material reciclável em mais de 75% da área urbana: nesses casos, pedimos aos moradores que verifiquem o dia da coleta para realizar o descarte correto de cada tipo de material”, frisa.  Outra opção para os moradores é realizar o descarte em um dos ecopontos, hoje há quatro pontos que recebem material recicláveis, eles estão instalados nos bairros Vila Romana, Jardim Primavera, Novos Campos e Boa Esperança. 

Já para os grandes geradores, como empresas, a orientação é levar o material a ser descartado diretamente para a Central de Triagem de Resíduos Recicláveis do Município, na saída para a MT 242.  

  Resíduos sólidos 

Há ainda apoio do Município na coleta de resíduos sólidos – confira aqui o calendário anual. Na coleta de resíduos sólidos são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada). “O que não pode é deixar de cuidar”, completa Claudete.