Os bairros Vila Bela, Jardim Novos Campos, Industrial 2 Etapa, Novo Horizonte, Morada do Bosque, São Domingos, Fraternidade, Estrela do Sul, Industrial Leonel Bedin, Mário Raiter e Jardim Ocidental foram identificados como os pontos com maior índice de larvas, chegando a 7% de incidência. O índice aceitável pelo Ministério de Saúde é de até 1%.

Outros pontos também apresentaram índices preocupantes, como os bairros Condomínio Porto Seguro, União, Centro Norte, Jardim Bela Vista, Recanto dos Pássaros, Village e Vila Romana; nesses locais o registro ficou em 6,3%. Nos bairros Rota do Sol, Monte Líbano, Portal Kaiabi, Residencial Porto Alegre, Jardim Amazônia, Jardim Califórnia, Jardim Tropical e Santa Clara, o índice fechou em 5,8%.

O LIRAa é um levantamento rápido, feito por amostragens de domicílios, não equivale ao ciclo todo em que são pontuadas todas as residências e pontos comerciais. “E justamente por ser uma coleta por amostragem é que usamos o LIRAa para um levantamento mais rápido das condições do Município e essa última contagem nos trouxe preocupações”, aponta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

Casos de dengue confirmados em 2024

De 1.º de janeiro até o momento, Sorriso registrou 35 casos de dengue – 14 em janeiro e 21 em fevereiro. Os pontos com maior registros de casos confirmados são os bairros Park das Araras com três confirmações cada. Há ainda o registro de um caso de Chicungunya na área central. Não houve, até o momento, registros de Zika vírus. Os dados constam da 8.ª Semana Epidemiológica de 2024 no trabalho de acompanhamento dos casos de dengue no Município que fechou na semana passada, no dia 20 de fevereiro.

No comparativo com 2023, o número de casos positivos para dengue aponta uma queda de 32,6% em relação ao mesmo período; no ano passado foram 39 casos de dengue em janeiro e 13 em fevereiro, totalizando 52 positivos nos dois meses. Houve dois registros de Chicungunya em fevereiro, uma queda de 50% em 2024, com um registro da enfermidade no mês passado.

Ainda assim as equipes da Secretaria de Saúde acenderam o alerta. Isso porque mesmo com o número de casos considerado baixo, em janeiro houve um alto registro de amostras positivas para Aedes aegypti. Somente no mês passado, a equipe identificou 1.050 tubetes com amostras positivas, o que equivale que 88% das 1.190 amostras de larvas coletadas pelos agentes de combate a endemias (ACEs), positivaram.

E com a alta no número de larvas positivas – em janeiro de 2023 haviam sido 127 coletas positivas, soou o alerta.  “Nosso medo é que os casos comecem a aumentar porque os testes positivos para larvas tem subido muito, de modo alarmante para nós”, diz a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno. "Também estamos no período de chuvas, então esse cuidado precisa ser redobrado", afirma a profissional.

“A meta é evitar que a mesma onda de casos positivos de dengue que estamos vendo em todo o país se repita em Sorriso”, alerta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro. “E para isso precisamos da colaboração de todos; todos somos responsáveis por nossas casas, nossa cidade”, diz.

Taynná frisa que uma das grandes preocupações da equipe é a quantidade de lixo encontrada nos quintais e relatada pela equipe de ACEs. São situações em que o acumulo de lixo também esconde animais peçonhentos como cobras, ratos, aranhas, escorpiões, dentre outros – ou até mesmo animais mortos e que também podem transmitir enfermidades.

“Nossa equipe orienta, pede que o morador elimine esses focos de lixo, mas há casos extremos, inclusive reincidentes em que precisamos comunicar o NIF (Núcleo Integrado de Fiscalização) para acompanhamento e multa”, detalha.

O apelo, reforça Taynná, é para que todos cumpram com sua parte. “Sim, essa é uma batalha e nosso inimigo é praticamente invisível, por isso precisamos de todas as mãos unidas; todos somos responsáveis por cuidar do espaço em que vivemos e trabalhamos”, diz.

A principal dica da equipe já é velha conhecida de todos: que toda a semana a população reserve dez minutinhos para dar uma olhadinha no quintal de casa ou percorrer o terreno da empresa. Confira o que fazer:

✅ Retire os pratinhos nos vasos de plantas e faça furos nos vasos para vazar a água;

✅ Coloque terra ou areia até a borda nos vasos;

✅ Mantenha a caixa d’água fechada;

✅ Retire as embalagens plásticas ou celofane usados em flores e arranjos naturais e de plástico;

✅ Não deixe recipientes como copos, garrafas, embalagens ou sacos plásticos pelo quintal;

✅ Descarte o lixo somente em lugares adequados – essa dica vale para quando você estiver na rua também;

✅ Verifique a situação das calhas de sua residência;

✅ Use repelentes; cuide-se.

Agentes nas ruas

Hoje, 47 agentes de combate a endemias atuam diretamente à campo. “Mas lembramos a todos que cada um é responsável pelo seu lar; então é essencial que uma vez por semana verifiquem recipientes, calhas, plantas, cisternas, etc., e que toda a população nos auxilie não descartando lixo a céu aberto, pois muito desse lixo acaba entupindo bueiros e servindo como o criadouro ideal para todo tipo de mosquitos e de animais peçonhentos”, aponta a responsável pela Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damacesno.

Coleta de resíduos sólidos

Para dar aquela mãozinha na limpeza do quintal, a Prefeitura oferta o serviço de coleta de resíduos sólidos - confira aqui o calendário; em que são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada). “O que não pode é deixar de cuidar”, completa Claudete.