“Conversamos com o Silvano e ele se comprometeu em enviar a patrulha com uma carreta, uma grade e um trator traçado 110 CV”, salienta. Lincoln também destacou para o secretário a necessidade de uma plantadeira, uma ensiladeira, uma calcalhadeira e uma roçadeira para o município. “O secretário se comprometeu em enviar a patrulha mecanizada até o mês de maio e frisou que irá colocar o envio dos demais equipamentos como prioridade para o nosso município”, explica.

Segundo o gestor da SAMA, os equipamentos e produtos que serão imediatamente enviados serão destinados a cadeia produtiva familiar e integram o programa Mais Mato Grosso por meio do qual a SEAF realizou entregas na semana passada.  O calcário será distribuído entre os pequenos produtores para a correção da acidez do solo; os dois resfriadores irão integrar o programa de revitalização da Bacia Leiteira, “e as caixas irão reforçar o trabalho em execução no Vitamel”, diz.

Lincoln pontua que Sorriso é conhecido mundialmente por ser rico no agronegócio. “Mas nosso sistema produtivo também tem muito da agricultura familiar; temos os assentamentos (Jonas Pinheiro e Santa Rosa), a área dos chacareiros e do Cinturão Verde que necessitam da presença e do olhar das esferas municipal e estadual para garantir a continuidade do desenvolvimento e a presença do pequeno produtor no campo”, defende.

Apoio à Piscicultura

Lincoln também aproveitou a agenda em Cuiabá para visitar o diretor da Empaer, Reinaldo Loff, e pedir auxílio na implantação do programa de Piscicultura. Conforme o secretário municipal, a Empaer dispõem de um técnico especializado na temática (piscicultura) em Lucas do Rio Verde e, esse profissional será responsável pela realização das visitas técnicas, auxiliando na implantação do programa em Sorriso.

Na Empaer, Lincoln também aproveitou para solicitar uma farinheira. “Vamos realizar um levantamento e ver a viabilidade de implantar uma farinheira para produção de farinha de mandioca voltada para a industrialização da produção da agricultura familiar”, destaca.