Infraestrutura

Na Sinfra, primeiro ponto de parada dos sorrisenses em Cuiabá, os temas discutidos versaram sobre a viabilização de um Mercado Municipal, com quiosques nas proximidades; o quartel do Corpo de Bombeiros; uma pista de skate; cinco quadras poliesportivas; o asfaltamento da estrada Sodema via Programa Agroestrada. Hoje os sorrisenses terão mais uma reunião na pasta, depois dos dois de ontem: com a secretária-adjunta de Cidades, Rafaela Damiani e também com o titular da pasta, Marcelo Oliveira e Silva. “Alguns projetos ainda estão em fase embrionária e outros já mais avançados, e estas reuniões de hoje nos permitiram alinhar processos para avançar na conquista destas obras para Sorriso”, apontou Ednilson.

A conversa sobre o asfaltamento na Estrada Sodema também contou com a participação do prefeito de Vera, Moacir Giacomelli, visto que esta vicinal faz divisa não só esta cidade vizinha, mas também com Nova Ubiratã.

Educação

Na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o grupo conversou com o secretário Alan Porto e com a adjunta de Infraestrutura e Patrimônio da Seduc, Karina França, acerca de duas escolas estaduais que estão sendo construídas no Município: a Militar, no Portal Kayabi, e a no Residencial Mário Raiter. Assim como em outras obras, a empreiteira responsável pela construção das duas unidades está solicitando reequilíbrio financeiro. “É uma situação que integra do contexto econômico atual e, como os recursos para estas obras são estaduais, é preciso encadear este processo junto à Seduc”, detalha Ednilson.

Na oportunidade, o prefeito entregou ao secretário Alan Porto o convite para a inauguração do Centro Universitário UniAtenas, marcada para esta sexta-feira (18), às 19h30. “Certamente, a vinda de mais esta instituição, que vai ofertar o curso de Medicina, entre outros, vai contribuir para a formação de profissionais para toda a região Médio-Norte”, afirmou Ari.

Segurança Pública

Na Sesp, com o secretário estadual Alexandre Bustamante, os representantes do Executivo sorrisense voltaram a falar sobre a necessidade de um novo endereço para o Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS).  “Estamos dialogando há bastante tempo e acreditamos que para este ano possamos avançar com o processo de retirada do CRS do perímetro urbano de Sorriso”, destaca Moura.

Os sorrisenses também avançaram na construção de plano de integração entre o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a guarda do helicóptero que será disponibilizado para auxiliar a instituição policial responsável pela segurança nas rodovias federais e em áreas de interesse da União. Também integraram a reunião o tenente-coronel PM Marcus Vinícius Akira Sakata; e o secretário-adjunto de Integração Operacional, Juliano Chirolli.