O evento, que ocorre no Ministério dos Transportes, tem como objetivo principal evidenciar os benefícios das unidades produtoras de energia renovável para os municípios brasileiros, além de detalhar o projeto de lei Combustível do Futuro, que atualmente aguarda votação no Senado. Também serão apresentados os dados da industrialização do interior por meio da produção de biodiesel. O relatório deve ser apresentado pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio).

“A proposta do seminário é comprovar às autoridades e à população, com dados estatísticos, os reais benefícios de o Brasil investir na expansão do biodiesel. Vamos mostrar casos concretos de municípios que passaram de uma situação complicada na economia local para um quadro de prosperidade motivado pela produção desse biocombustível”, afirma o presidente da FPBio, deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Alceu Moreira.

Um dos pontos altos do evento será a exposição ao público de caminhões movidos 100% a biodiesel de diferentes montadoras e também serão expostos grupos geradores movidos a biodiesel. Essa iniciativa visa demonstrar de forma tangível os avanços tecnológicos e as possibilidades oferecidas pelo biodiesel como combustível sustentável para o transporte.

O evento é organizado pela FPBio e conta o apoio da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio).

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Cláudio Oliveira e o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (Cidesa) do Alto Teles Pires, Cláudio Drusina, acompanham o prefeito.