Prefeitura Municipal de Sorriso

PPA 2022/2025

Eixo de Obras e Serviços Públicos é apresentado à população sorrisense

Publicado em 26 de maio de 2021 às 11:53
Na quinta (28), sorrisenses podem avaliar o planejamento ligado ao setor de Transportes

Ruas e avenidas com asfalto devidamente em dia, 100% de iluminação pública com lâmpadas de LED; reestruturação e revitalização de avenidas, como a Natalino João Brescansin e Curitiba; abertura de novos acessos entre pontos distantes da cidade; reforço da infraestrutura para o transporte coletivo; e novas opções de lazer.

Estas foram algumas das ações de planejamento apresentadas na noite desta terça-feira (26), na sexta audiência para apresentação do Plano Plurianual 2022/2025, que, com a contribuição da comunidade, vai consolidar o “futuro” próximo de Sorriso.

Titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Milton Geller destaca que nos próximos quatro anos devem ser revitalizados 2.200.000 m² de asfalto, tanto com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (BRUQ) quanto com Microrrevestimento Asfáltico a Frio (MRAF), dando sequência ao processo que já vem sendo feito no Município.

Também está contemplado no PPA 2022/2025, o recapeamento, drenagem e pavimentação de 100% de ruas e avenidas dos distritos de Primavera, Boa Esperança e Caravaggio. “Nosso foco está em zerar qualquer trecho sem asfalto no Município, como algumas ruas que ainda não tem pavimento no Recanto dos Pássaros”, detalha o gestor.

Além da qualidade do pavimento, promover acessos mais rápidos, trazendo fluidez ao trânsito, está na meta da Semosp. Entre as novidades, a criação de um acesso entre as avenidas Rio Grande do Sul e João Batista Francio, e também um novo acesso à Zona Leste entre o viaduto nas proximidades da Perimetral Suodeste com a Rua São José, no Bairro Industrial.

A Avenida Curitiba, além de revitalizada, também será ampliada, resultando assim em  mais uma forma de se chegar ao Residencial Mário Raiter, já que a via deve passar por baixo da BR-163. Outra via que ganhará um olhar especial como forma de tornar mais ágil o trânsito no Município é a Lupicínio Rodrigues, que será pavimentada no trecho de acesso à BR-163. A Avenida Claudino Francio também será duplicada até a Avenida Noêmia Tonello Dalmolin, no trecho entre os bairros Porto Alegre, Topázio, Serra Dourada e São José.

Entre as ações, a recuperação da drenagem da Tancredo Neves, na região da Área Verde Central e também um ponte no perímetro urbano da BR-163 sobre o Rio Lira.

Novas áreas de lazer também passarão a fazer parte da paisagem sorrisense, como as praças no Jardim Aurora e no Villa Romana, e a última rotatória do Rota do Sol, que vai passar por um processo de paisagismo e urbanização. O local, para onde a ciclovia da Blumenau será expandida, contará com uma estrutura para a prática esportiva e o lazer. Outros pontos perfeitos para a selfie do fim de semana são os complexos de lazer que devem ser edificados ao redor de lagos nos bairros Morada do Bosque e na região do Serra Dourada/São José.

O eixo Leste do Anel Viário também está contemplado nos planos na Administração Municipal, e deve receber drenagem, pavimentação, ciclovia e iluminação em LED. Esta tecnologia, inclusive, deve começar a fazer parte da realidade de cada cantinho de Sorriso.

Atualmente, em Sorriso a demanda é por 14.955 lâmpadas de LED, visto que, das 17.846 unidades que compõem o parque de iluminação pública, 2.891 já são com a nova tecnologia, que confere mais luminosidade com menor consumo de energia.  A expectativa é que, com a adesão ao programa estadual MT Iluminado, o parque de iluminação pública comece a ser substituído já no fim do ano.

Renovação do maquinário da Semosp, instalação de novos pontos de ônibus, assim como a reforma e a ampliação da sede da Secretaria também integram o escopo do PPA 2022/2025 neste eixo. “Esperamos que a população também colabore conosco, trazendo outras demandas que podem não ter sido contempladas neste apanhado de obras, visto que ouvir cada morador é indispensável no processo de gestão democrática”, destaca Geller.

Nesta quinta (27), às 19h30, o eixo debatido será Transportes. Na próxima segunda-feira (31), será apresentado o eixo temático de Agricultura e Meio Ambiente. As audiências são transmitidas pela página oficial da Prefeitura de Sorriso, mas quem quiser, pode acompanhar as audiências no Auditório Farroupilha, respeitando todas as regras de biossegurança.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo de Souza