Aurélio explica que a direção da Unylaser veio a Sorriso para entender a dimensão e a evolução do Município e da região. “Ficamos impressionados pela limpeza e organização, é possível perceber que a cidade vem sendo planejada, em um crescimento organizado, pensado”, diz.

O gerente destaca que “a incursão tem sido muito positiva, nossa empresa atua no ramo de produtos metálicos, com a fabricação de silos e entendemos que pelo conjunto do ecossistema que encontramos aqui, quer seja ou pela logística de Sorriso ou pelas empresas, ambiente de negócios e avanços na educação, Sorriso se torna o polo ideal para investimentos”, diz.

Segundo o empreendedor, a empresa trará para o Município e região um novo modelo de acondicionamento de grãos. Tratasse de um silo modular que poderá ser expandido de acordo com a necessidade do cliente. O foco é o pequeno e médio produtor proporcionando uma alternativa a mais para acondicionar a safra com a possibilidade do leasing, um modelo de negócios que trabalha com a locação do produto. Hoje a Unylaser atua em parceria com uma empresa canadense que já atua no nicho de armazenagem de grãos.

No encontro o que chamou a atenção dos empresários foram os números. O prefeito Ari Lafin destacou a história de construção de Sorriso, pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura. Se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, frisa o gestor.

O prefeito também detalhou a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, salienta Ari.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, e o vereador Acácio Ambrosini também acompanharam a reunião.

Mais dados sobre Sorriso

Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.