Prefeitura Municipal de Sorriso

Obra em andamento

DIC Nova Prata deve estar asfaltado até outubro

Publicado em 02 de agosto de 2022 às 10:51
Pavimentação vem se tornando realidade por meio da parceria entre poder público e empresários

A expectativa é que em outubro o Distrito Industrial e Comercial (DIC) Nova Prata já esteja asfaltadinho. Na tarde desta segunda-feira (1.º de agosto), o prefeito Ari Lafin visitou o local, que está sendo pavimentado por meio da parceria entre a Prefeitura e os empresários do DIC.

Pelos acordos firmados entre a Administração Municipal e os representantes do Nova Prata, assim como no DIC Leonel Bedin, a Prefeitura arcou com os custos relativos à drenagem pluvial e também segue contribuindo com parte do material necessário para a pavimentação dos loteamentos. Já os proprietários de terrenos dos DICs respondem com os custos relativos à contratação da empreiteira para efetuar a pavimentação.

A fiscalização da obra também é feita pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidade (Semcid). Até agora, a Prefeitura já destinou para a obra, que deve ser concluída em setembro, 57 mil litros de óleo diesel combustível, mais de 17 toneladas de emulsão asfáltica para imprimação (EAI), mais de 177 toneladas de cimento asfáltico de petróleo, 900 toneladas de pó de pedra, e quase 600 toneladas de pedrisco.  Em valores, os materiais somam um investimento superior a R$ 1,5 milhão.

O DIC Nova Prata foi liberado ainda em 1998 e o DIC Leonel Bedin, em 2007, quando as regras para liberação de loteamentos ainda não previam a obrigação de entregar estas áreas com asfalto e drenagem pluvial. Entre os entraves mais desafiadores do processo, está a dificuldade em conseguir a adesão de 100% dos proprietários. Só para se ter uma ideia, as negociações para trocar o marrom da terra pelo cinza do asfalto começaram ainda em 2017, com o apoio da concessionária Intervias.

De acordo com dados da Semcid, para a obra de drenagem do Nova Prata, a Prefeitura já destinou mais de R$ 1,5 milhão provenientes do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), contratado pela Prefeitura de Sorriso, junto à Caixa Econômica Federal, por meio da Lei nº 2.936 de 17 de abril de 2019. Vale lembrar que estes recursos referem-se somente aos custos com a drenagem dentro do DIC, mas a Prefeitura arcou ainda com os custos da drenagem até o emissário final, no caso o Rio Lira.

O fato de a drenagem estar concluída não garante que ela possa ser utilizada. E é por isso que é indispensável que a pavimentação seja feita para que o problema de alagamentos não volte a ser realidade no Nova Prata. “Estamos focados em, junto aos empresários, resolver este problema definitivamente”, destacou o prefeito, reforçando que, dentro da legalidade, os empresários estão tendo todo o apoio necessário para a empreitada.

“Sorriso cresce quase 20% ao ano, e precisamos permitir que este desenvolvimento se dê de maneira sustentável, e o asfalto em um distrito industrial é condição indispensável neste processo”, reiterou o gestor.

Texto: Decom
SIC