“A fruticultura irrigada no município como opção de renda para a agricultura familiar”. Esse será o tema do Dia de Campo promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), na próxima quarta-feira (10), no Assentamento Jonas Pinheiro, no Lote 175. No local [Lote 175], será montada uma vitrine de referencia tecnológica da fruticultura de Sorriso.

O evento contará com três estações de trabalho. Na primeira, o engenheiro agrônomo da SAMA, Luís Henrique Dal Magro, irá abordar “Produção do coco e irrigação”. Na segunda, o doutor em agronomia e professor da UFMT de Sinop, Jonas Cunha Neto, versará sobre “Acerola e caju”.

Já na terceira estação o produtor Ademar Capeli irá relatar sua experiência no “Cultivo e manejo da goiaba, manga e consócio na fruticultura”. Em 20 hectares localizados no Assentamento Jonas Pinheiro, Capeli cultiva manga, goiaba, coco, acerola, pinha, romã, mamão, maracujá e uva, comercializados no mercado local e regional.

Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Sardi Trevisol, durante o Dia de Campo também será lançado o programa “Frutifica Sorriso”, pensado e alinhado justamente para fortalecer a fruticultura no município, explica o secretário.

Trevisol pontua ainda que “o Dia de Campo voltado para a fruticultura também é uma forma de fortalecer a agricultura familiar e apresentar para os nossos produtores outras opções de renda, por meio de culturas perenes, com maior longevidade”, acrescentou. Cerca de 100 produtores locais e regionais, além das equipes técnicas das secretarias de agricultura da região são esperados.

O Dia de Campo no Assentamento Jonas Pinheiro é promovido pela SAMA e conta com a participação direta dos técnicos do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), campus de Sorriso.

Confira a programação completa:

8h às 8h30: inscrição dos participantes

8h30 às 9h30: abertura e lançamento do Programa Frutifica Sorriso

9h30: início das palestras

Tema principal: A fruticultura irrigada no município como opção de renda para a agricultura familiar

Estação 01: Produção de coco e irrigação

Estação 02: Acerola e caju