“É sempre um prazer ver o quanto as mudanças, ainda que singelas, trazem melhoria à vida das pessoas”, destacou o vice-prefeito, Gerson Bicego. Professor, o gestor sabe bem do que está falando e compreende que manter creche e escola sempre em dia é garantir solo fértil ao processo de formação e desenvolvimento global da criança de agora, do jovem e do adulto de amanhã.

Ambiente em dia, equipe afinada e muito, muito amor no processo. “As crianças vibram, as crianças celebram cada evolução”, declarou, empolgada, a secretária de Educação e Cultura do Município, Lúcia Korbes Drechsler.

Hoje capitaneando toda a rede municipal de Educação de Sorriso, Lucia pode relembrar dos tempos de sala de aula ao conferir a leitura dos pequenos e reforçou que sim, “ler mais cedo ajuda a ter, igualmente mais cedo, o acesso ao maravilhoso mundo do conhecimento”.

Assim como os pequenos do Vila Bela que estão se aventurando na emocionante viagem de juntar letras e formar palavras, outras tantas crianças chegam a Sorriso todos os dias. E aí, o desafio é o Município fornecer a infraestrutura necessária para garantir escola, posto de saúde, assistência social e mais uma série de serviços a uma população que cresce à incrível porcentagem de 20% ao ano.

“Precisamos pensar em novas escolas, ofertar novas vagas, mas sempre tendo o cuidado de manter em boas condições as unidades já existentes”, destacou o prefeito Ari Lafin, emendando que o trabalho desenvolvido pelos servidores da Educação é de excelência. “A dedicação das equipes mostra que há muita competência, muita dedicação e, principalmente, há amor empregado neste processo”.

Jardim Amazônia

Por meio das equipes próprias da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), o Cemeis  Jardim Amazônia recebeu uma série de melhorias para tornar o ambiente mais agradável, mais seguro e confortável para as 450 crianças que estudam na unidade, assim como para os servidores que nela atuam.

Com um investimento de cerca de R$ 150 mil, somando mão-de-obra e materiais, a unidade passa a contar com um novo saguão, garantindo mais 317 m² de espaço para atividades fora da sala de aula. A intervenção resultou também em uma nova caixa de areia para o parquinho, muro de contenção, canal de captação para água da chuva, além de uma pintura novinha.

“O novo espaço proporciona condições mais adequadas para as aulas de Educação Física, recreação, reuniões com os pais” enumerou o diretor da unidade, Douglas Krebs Cardoso, estampando a alegria de ter todo o Cemeis repaginado.

Vila Bela

Na Escola Municipal Vila Bela, as ações de manutenção trouxeram resultados do chão ao teto, literalmente. Telhas de cerâmica deram lugar a telhas termoacústicas, portas e janelas foram substituídas e o antigo forro de madeira deu vez ao forro de PVC. As janelas também ganharam pingadeiras em granito.

Os banheiros passaram igualmente por renovação, assim como o piso, em que a cerâmica e o granilite foram recuperados. Onde não foi possível melhorar o piso cerâmico, já desgastadinho pelo tempo, foi instalado piso granilite, bem mais fácil de limpar e mais seguro.

O bebedouro foi reformado, e as instalações elétricas devidamente revisadas e melhoradas.  Ao todo, somando-se os custos de mão-de-obra e material, a intervenção ficou em  R$ 1.373.145,49.

Para a diretora, que também é a segunda-dama do Município, Edilamar Nava Bicego, a reforma na unidade proporciona benefício direto às 650 crianças que estudam na unidade. “Quase toda a escola foi melhorada com esta reforma e as crianças sentem a diferença, se sentem mais felizes em vir à escola estudar”.